Estão abertas até 28 de fevereiro as inscrições para o próximo Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM). Com menos filmes e mostras mais competitivas, a 18º edição do festival acontecerá mais cedo em 2014. Em razão da Copa do Mundo da Fifa, o evento foi antecipado e ocorre entre os dias 23 e 30 de maio no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, na Capital.
Continua depois da publicidade
A seleção será feita para quatro mostras distintas: Mostra de Curtas Mercosul, Mostra Catarinense, Mostra de documentários de média e longa-metragem Doc-FAM e Mostra Infanto-juvenil.
:: FAM 2013 traz estreias e produções premiadas para Florianópolis
Para inscrever o filme, basta acessar o site www.panvision.com.br, onde os dados necessários podem ser preenchidos no sistema FAM, não sendo necessário envio por correio ou material adicional por e-mail. A inscrição é gratuita.
Continua depois da publicidade
– Reduzimos o número de filmes selecionados em algumas mostras. Isso vai exigir mais trabalho de nossos jurados, vai qualificar ainda mais a grade e quem vai ganhar com tudo isso é o público – afirma Antonio Celso dos Santos, coordenador geral do FAM.
Outras mudanças no festival este ano é o visual verde-amarelo no material de promoção e as salas e horários das exibições. Nesta edição, todas as mostras competitivas serão no auditório principal – o Garapuvu, com capacidade para 1,3 mil pessoas – e a exibição da Mostra Catarinense será toda na grade noturna.
No ano em que completa a maioridade – 18 anos consecutivos de festival – Antonio Celso dos Santos comemora a marca de mais de 2,5 mil filmes exibidos.
Continua depois da publicidade
– FAM fomentou a formação de uma geração que aprendeu a ver e gostar de filmes diferenciados em sua singularidade latinoamericana e, como festival pioneiro, suscitou a origem a outras iniciativas congêneres em nosso estado.
Em abril, um mês antes do festival, a mostra FAM de Cinema (antigo Pré-FAM) vai exibir em diversos cineclubes de Santa Catarina filmes que foram premiados na edição passada do festival.
Em 2013, Argentina e Uruguai conquistaram os prêmios mais importantes do evento. Na categoria mais disputada – a Curtas Mercosul – o filme argentino Lobo Está, dirigido por Hugo Curletto e Marcos Altamirano, levou três prêmios pelo Júri Oficial: Melhor Filme, Melhor Ficção e Melhor Montagem.
Continua depois da publicidade
Outro argentino – Quitral, de Francisco J. Paparella – conquistou os prêmios de Melhor Direção e Melhor Roteiro. A coprodução de Uruguai e Alemanha Monstruo, dirigida por Carlos Morelli, ficou com os prêmios de Melhor Ator e Melhor Fotografia. Na votação popular, o catarinense Desencanto, de Marco Stroisch, foi o melhor filme.