Começa amanhã a 17ª edição do Florianópolis Audiovisual Mercosul, o FAM 2013. O evento levará filmes que dificilmente chegam ao circuito comercial catarinense para a Universidade Federal de Santa Catarina. Todas as sessões e atividades são gratuitas e um dos destaques deste ano é a consolidação da participação da Venezuela, além da presença de filmes que venceram importantes prêmios internacionais, como os longas Sal e Tanta Água.

Continua depois da publicidade

Na opinião do coordenador geral do FAM, Antonio Celso dos Santos, o FAM reafirma o seu compromisso com o público trazendo uma programação com mais de 80 filmes. Os destaques este ano, segundo ele, são os filmes venezuelanos – 10 no total, dois longas e oito curtas.

– A Venezuela tem uma produção audiovisual muito pouco conhecida no Brasil e, celebrando que ela integra oficialmente o Mercosul desde o ano passado, veio com uma participação bem grande esse ano para o FAM. Mas a grande surpresa dessa edição foi a enorme quantidade e qualidade dos documentários brasileiros inscritos. Estamos produzindo muitos documentários, isso é impressionante. Com isso a seleção foi muito acirrada e a qualidade dos seis selecionados é excelente – declarou.

Festival inclui sete mostras de longas e curtas-metragens

Continua depois da publicidade

Serão sete mostras de longas e curtas-metragens no festival. A Mostra de Longas Mercosul trará nove filmes. Cinco deles são brasileiros e os outros quatro representam Argentina, Uruguai, Chile e Venezuela. A coprodução Chile-Argentina no faroeste Sal, de Diego Rougier, impressiona pelos mais de 40 prêmios que já venceu mundo afora, assim como o uruguaio Tanta Água, de Ana Guevara e Leticia Jorge, vencedor do prêmio de melhor filme pela crítica especializada no Festival de Berlim.

Já entre os brasileiros, Rendas no Ar – ambientado na fortaleza da ilha de Anhatomirim, em Governador Celso Ramos -, de Sandra Alves, fará sua estreia na abertura do evento e Nove Crônicas para um Coração aos Berros, de Gustavo Galvão, promete agradar aos românticos.

A Mostra de Curtas Mercosul tem o maior número de participantes entre todas as mostras, 24 filmes. Também fazem parte do evento a Mostra Catarinense, a Mostra Infantojuvenil e a Mostra DOC-FAM, com destaque para o documentário Música Serve para Isso – Uma História dos Mulheres Negras, de Bel Bechara e Sandro Serpa, sobre a banda dos anos 80 de André Abujamra e Maurício Pereira.

Continua depois da publicidade

A Mostra Outros Olhares vai destacar recentes produções da Venezuela e a FESTin Ilha traz filmes do Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, realizado em Lisboa, que pela primeira vez vem ao Brasil.

Os vencedores das mostras competitivas receberão o Troféu Panvision em diversas categorias e prêmios que somam R$ 70 mil em serviços, equipamentos e bolsas de estudo para realizadores, oferecidos pelos parceiros do evento. Já o patrocínio é da Petrobras, governo federal, estadual e municipal com realização da Associação Cultural Panvision.

Agende-se

O quê: FAM – Florianópolis Audiovisual Mercosul

Quando: de 14 a 21 de junho

Onde: UFSC

Quanto: gratuito

Programação completa: clic.sc/fam-programacao