Após mais de oito meses desativada e muitos impasses envolvendo o processo licitatório, a fiscalização eletrônica de Itajaí volta a funcionar nesta quinta-feira. Nesta primeira etapa, conforme previsto em edital, serão ligados 48 equipamentos fixos em diversos pontos da cidade. O contrato prevê ainda a instalação de mais 49 aparelhos, que a Coordenadoria de Trânsito (Codetran) espera acionar até o fim de outubro.

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O limite de velocidade máximo definido foi de 50 km/h para todo o município, e a expectativa é de reduzir o número de acidentes graves: estatísticas da Codetran apontam que de novembro de 2012 até agora, das 13 mortes no trânsito de Itajaí, 12 ocorreram em locais onde antes existiam os radares.

– Com os aparelhos fixos e móveis, vamos monitorar toda a cidade. O objetivo é que os motoristas respeitem as leis de trânsito em todas as vias de Itajaí – destaca o coordenador da Codetran, Willian Gervasi.

No total a fiscalização vai contar com oito radares fixos, 20 radares fixos com OCR (que têm capacidade de identificar placas e flagrar irregularidades), 51 radares múltiplos (que fiscalizam excesso de velocidade, avanço de sinal e parada sobre a faixa de pedestre), um radar estático (que faz o controle do tráfego e monitoramento de velocidade em pontos estratégicos das vias), 18 barreiras eletrônicas e um equipamento identificador automático de placas de veículos portátil.

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Para conscientizar os motoristas e alertar sobre o religamento dos radares, a Secretaria de Segurança tem trabalhado a campanha “Antes tarde nessa vida que cedo na outra”.

A peça publicitária, que já pode ser encontrada nas ruas de Itajaí, traz um personagem com um volante nas mãos, asas e uma luz o levando para “outra vida”. Os outdoors, adesivos e flyers informam sobre o retorno da fiscalização eletrônica e destacam o limite de velocidade de 50 km/h.

Impasse

A fiscalização eletrônica ficou tanto tempo fora das ruas de Itajaí em razão de problemas na licitação. O contrato anterior venceu em novembro de 2012, quando os aparelhos foram desativados. Sabendo do fim do prazo, a prefeitura lançou um novo edital ainda em abril do ano passado, mas o Tribunal de Contas do Estado (TCE) suspendeu o resultado.

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Por isso, foi lançado um novo processo, este no valor de R$ 7,1 milhões, que também foi impedido pelo TCE. Segundo o diretor de Controle de Licitações e Contratações do órgão, Marcelo Brognoli da Costa, o processo feriu o caráter competitivo da licitação. Um novo processo licitatório foi aberto em março deste ano, com a instalação dos radares começando em julho. Desde então foram realizados diversos testes, mas as notificações só valem a partir desta quinta.

Estudo define velocidade máxima

Um estudo de trafegabilidade feito pela Codetran definiu a padronização da velocidade máxima de circulação nas vias do município, com limite de 50 km/h. Os dados foram pesquisados em três pontos da cidade (na Rua Reinaldo Schmithausen e avenidas Adolfo Konder e Contorno Sul), onde veículos trafegaram a 50 e a 80 km/h.

O resultado dos testes foi que o trecho pode ser percorrido nas duas velocidades em tempos similares. A partir disso, se optou pela maior segurança da velocidade menor. A análise também levou em consideração o número de veículo por habitante.

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Atualmente, existem em Itajaí 136 mil veículos para quase 190 mil pessoas. O município conta ainda com outra peculiaridade – a grande quantidade de caminhões que trafegam diariamente pelas vias, deixando o fluxo mais lento.

Locais em que serão instalados os radares fixos

Além destas vias, pelo menos outros seis pontos diferentes da cidade serão monitorados diariamente por radares móveis. Os locais não serão divulgados previamente.

Ruas

Reinaldo Schmithausen

– José Bonifácio Malburg

– João Gaya

– Heitor Liberato

– Alfredo Eicke

– José Eugênio Müller

– Luiz Lopes Gonzaga

– Carolina Vailatti

– Silva

– Uruguai

– Brusque

– Alfredo Eicke Júnior

– Curt Hering

– César Augusto Dalçóquio

– Germano Luiz Vieira

– Manoel Francisco Coelho

– José Copertino Chaves

– Floriano Peixoto

– Francisco Evaristo Canziani

– Camboriú

– Pedro Rangel

– Pedro Cristiano de Miranda

– Nilson Edson dos Santos

– Erotides da Silva Fontes

– Felipe Reiser

– Agostinho Alves Ramos

– José Gall

– Almirante Barroso

– Lauro Müller

– Francisco Reis

– Gustavo Bernedt

– Odílio Garcia

– Agílio Cunha

– Otávio Cesário Pereira

– Jacob Ardigó

– Adolfo Batschauer

– Benjamim Dagnoni

– Luci Canziani

Avenidas

Irineu Bornhausen

– Adolfo Konder

– Osvaldo Reis

– Abrahão João Francisco (Contorno Sul)

– Mario Uriarte

– Sete de Setembro

– Itaipava

– Marcos Konder

– Eugênio Müller

– Beira-rio

– Joca Brandão

– José Medeiros Vieira

– Carlos Drummond de Andrade

– Independência

– Nilo Simas

– Nilo Bittencourt

– Castelo Branco