Quando lançou o programa de financiamento de caixas d’água, em outubro de 2014, o Samae esperava que cerca de 1,5 mil famílias adquirissem o reservatório. O número está muito abaixo do esperado: apenas 17 famílias participaram do programa social. O presidente da autarquia, Valdair Matias, não faz questão de esconder a insatisfação com a falta de adesão da comunidade:
Continua depois da publicidade
– Me sinto frustrado. Quando precisamos fechar registros pra fazer uma manutenção, não leva meia-hora e já começam as reclamações. É porque não tem reservação. Com uma caixa d?água é possível uma autonomia de, no mínimo, 24 horas.
Samae investe R$ 8 milhões para não ter falta de água neste verão em Blumenau
Em 2014, foram mais de seis mil reclamações de falta d?água registradas pelo Samae. Janeiro e fevereiro são os meses de maior ocorrência, em função do aumento no consumo.
Apesar da baixa procura, o programa continua em aberto. A comunidade pode adquirir os reservatórios através de financiamento, cujo valor poderá ser pago em até 24 vezes sem juros na fatura da conta de água. Para participar, basta que a família esteja inscrita em algum programa social. Os interessados devem se dirigir ao setor comercial do Samae na Rua Amadeu da Luz, 31, no Centro, e se inscreverem no programa. Matias pretende elevar a adesão da comunidade através de campanhas nas mídias.
Continua depois da publicidade
– Como a ampliação de reservação é demorada, pois depende de licitações, o mais rápido seria cada um ampliar a sua – finaliza.