Moradores de bairros como Velha e Salto acompanham o desenrolar de obras que pretendem dar fim à falta d?água nos verões de Blumenau. Os transtornos acontecem porque o Samae pretende fazer melhorias em 53 quilômetros da rede de abastecimento de água. Parte do investimento – cerca de R$ 8 milhões – será financiado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A expectativa é que os trabalhos estendam-se por parte do próximo ano e beneficiem 172 mil pessoas em 17 bairros.

Continua depois da publicidade

Nesta semana o trabalho acontece na Rua General Osório, na Velha, e na Rua Bahia, no Salto. A aposentada Cristina Pereira da Silva, 65 anos, acompanha de perto a obra na Velha. Ela acredita que o resultado do trabalho deve dar mais estabilidade ao abastecimento na região, que sofre com faltas d?água principalmente durante o verão.

– O transtorno é agora, mas é para melhorar. Na vida, tudo o que queremos arrumar dá trabalho – exemplifica.

Cristina garante que o prédio onde mora não sofre com o problema pois possui sistema de reserva de água suficiente para todos os moradores. No entanto, a situação não é a mesma para a irmã, que vive a poucas quadras de distância, e também parte da vizinhança:

– Há muita reclamação de que não há água no verão, nem sequer para tomar banho.

Continua depois da publicidade

Mesmo com o atraso nas obras por causa do tempo chuvoso, as empresas que prestam serviço para o Samae pretendem chegar a ruas como Carlos Sebastião Fischer, na Itoupavazinha, e Antônio Haffner, na Água Verde. A ideia da autarquia é concluir as obras de expansão das redes até maio do próximo ano.

Abastecimento para 30 anos

Outras obras também são executadas na cidade com recursos próprios do Samae. Foram implantadas redes onde não havia abastecimento, como nas ruas Viena e Erwin Manzke, na Vila Itoupava, e trabalha-se na expansão do abastecimento dos bairros Victor Konder, Itoupava Norte e Velha, além da Alameda Rio Branco.

Na avaliação do presidente da autarquia, Valdair Matias, os investimentos que são feitos na cidade desde 2013 serão suficientes para que os blumenauenses passem o verão do próximo ano longe do problema de falta d?água:

– Estamos pensando em uma rede para acompanhar a demanda e o crescimento da cidade por 30 anos. Para isso, ampliamos o caminho para levar a água até a casa das pessoas. No último verão já houve melhorias pois instalamos 16 boosters em regiões que apresentavam problemas pontuais – avaliou.

Continua depois da publicidade

Os boosters – bombas utilizadas para levar água às regiões mais altas – foram instalados em bairros como Bom Retiro, Escola Agrícola, Itoupava Central, Velha e Progresso.

Trabalho continua no Victor Konder

Ainda é impossível definir o andamento do trabalho no próximo ano, já que o cronograma das equipes é liberado mensalmente e depende das condições climáticas. Com chuva, por exemplo, não é possível asfaltar o local por onde passam as novas redes. No entanto, as obras devem continuar no bairro Victor Konder, onde a tubulação antiga, de ferro, está sendo substituída por PVC.

Os tubos antigos, de 100 milímetros de espessura, serão substituídos por novos, com espessura de 250 milímetros. Ao total, cerca de 7,5 mil metros serão substituídos com investimento de R$ 2,7 milhões. Os trabalhos também devem continuar por bairros como Bom Retiro, Alameda Rio Branco e Jardim Blumenau.