O sábado amanhece com céu nublado e chance de chuva, principalmente entre a madrugada e a manhã. E preparem-se, porque vai fazer frio. Durante o sábado as temperaturas da tarde não sobem muito. Com isso, surge uma pequena possibilidade de neve para o Estado.
Continua depois da publicidade
Mas não vale instalar acampamento pela Serra: depois da neve histórica que tingiu de branco 107 cidades de Santa Catarina nos dias 22 e 23 de julho, os moradores e turistas precisam se contentar com uma pequena chance de neve. De qualquer maneira, os termômetros marcarão temperaturas baixas e o vento estará intenso – com rajadas de 60km/h a 80 km/h – e nos pontos mais altos do estado pode chegar a 90km/h. A situação trará sensações térmicas negativas para a Serra, chegando a -10ºC em alguns municípios.
As cidades de Urubici, São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urupema e Lages deverão sentir o frio mais forte. Se nevar, não deverá ser como da última vez: o fenômeno que ocorreu em Santa Catarina e atingiu tantas cidades é raro na meteorologia e ocorre em apenas 8% dos casos de neve. Tais dados são resultado da pesquisa de Márcia Fuentez, professora do Instituto Federal de Santa Catarina, e que pesquisou todos os casos de neve no Estado desde 1948.
– As chances são muito menores e não deve ocorrer na mesma intensidade. Pode ser uma neve rápida, para agradar quem está pela Serra. Sem Litoral, desta vez. A maior parte das nevadas acontecem em julho e agosto no Brasil – disse Fuentez.
Continua depois da publicidade
Mesmo que o maior frio vá aparecer pelas áreas mais altas, as outras regiões também deverão sentir um fim de semana com sensações térmicas baixas. Em Florianópolis, por exemplo, estará na casa do 0ºC. No domingo, as temperaturas sobem gradativamente e o sol volta a aparecer.