Em setembro, deve finalmente ser lançado o longa-metragem Anita e Garibaldi, que teve parte das gravações rodadas em São Francisco do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina, no final de 2005.
Continua depois da publicidade
Confira galeria de fotos com imagens do filme
Na época, o longa-metragem prometia um resultado de encher os olhos: elenco global – Arósio fazia par com Gabriel Braga Nunes, no papel de Giuseppe Garibaldi -, pré-produção de peso, cenários caprichados, figurinos de época, embarcações reproduzidas em tamanho real e uma alardeada parceria com a Itália, de onde viria parte do financiamento e o diretor do filme, Alberto Rondalli.
Rondalli veio, mas o dinheiro não. Depois de alguns meses de gravação em São Chico, o filme sentiu o baque da falta de verba e entrou em um período de sete anos de indefinição, durante os quais os produtores se esforçaram para captar patrocínio, chegando a uma cota final que ultrapassa 100 empresas envolvidas.
Continua depois da publicidade
Ao todo, Anita e Garibaldi custou cerca de R$ 6 milhões – mesmo orçamento de produções como Somos tão Jovens, em cartaz nos cinemas, e Faroeste Caboclo, que estreia na próxima semana _, dos quais 820 mil foram captados junto a empresas de Santa Catarina por meio do Funcultural do Estado.
Quase oito anos depois do início das gravações, o longa-metragem está pronto e prestes a ser lançado, o que deve ocorrer em setembro, mas as mudanças acumuladas atingem tanto o nome da produção, atualizado para Anita e Garibaldi, quanto a expectativa do filme pronto: o resultado, alcançado a duras penas como os próprios produtores deixam claro, parece ter ficado algo distante dos planos iniciais.
Também houve mudanças drásticas na vida da atriz que interpreta Anita, fato que pode acabar por render publicidade involuntária ao filme – de queridinha da Globo e rosto cativo de novelas do horário nobre, Arósio se transformou em uma figura pouco quista na Rede Globo após abandonar seu papel em Insensato Coração, em 2011, literalmente às vésperas de a novela começar. No momento, Arósio vive distante das câmeras em um sítio no interior de São Paulo e não costuma dar entrevistas.
Continua depois da publicidade