A maré não estava das melhores para o Figueirense, há quatro rodadas sem fazer gols, sem vitórias e a apenas uma colocação da zona de rebaixamento. Mas virou na tarde deste domingo com a força da torcida no Orlando Scarpelli. Primeiro o meia João Vitor, depois o capitão Marquinhos, e Dudu para finalizar marcaram os gols da vitória alvinegra sobre a Ponte Preta por 3 a 1.
Continua depois da publicidade
Clayton e Marquinhos desfalcam contra a Chapecoense
Jogadores do Figueira comemoram “vitória que traz confiança”
Logo no início da partida, João Vitor fez a torcida no Orlando Scarpelli acreditar que teria uma tade tranquila neste domingo. Aos quatro minutos, a bola sobrou na entrada da área e o meia finalizou colocado, sem chances para o goleiro Marcelo Lomba. Primeiro gol de João Vitor com a camisa do Figueirense e festa alvinegra nas arquibancadas.
Continua depois da publicidade
Dominando o jogo, os donos da casa tiveram chances de ampliar com Clayton. Ansioso para voltar a marcar pelo Alvinegro depois de cinco rodadas de ausência, quando esteve com a Seleção Sub-22 no Pan de Toronto, o jovem atacante teve pelo menos três oportunidades dentro da área. Na melhor delas, aos nove minutos, ficou cara a cara com Lomba e chutou no contrapé do goleiro, que conseguiu a defesa milagrosa com a perna.
O fim da primeira etapa teve a Ponte crescendo na partida. Aos 36 minutos, o torcedor teve que segurar a respiração ao ver a bola saindo por muito pouco, e vagarosamente, à direta do gol de Alex Muralha no chute de Juninho que desviou no próprio ataque da Macaca. Aos 45 minutos, foi a vez de Felipe Silva, livre, aproveitar um rebote e mandar na trave.
Ponte assusta, Figueirense se recupera
Os jogadores alvinegros foram ao vestiário insatisfeitos, já pressentindo o que aconteceria no segundo tempo. Logo aos cinco minutos, Felipe cobrou escanteio, Renato Chaves subiu com tranquilidade e testou para o fundo do gol. O empate da ponte quase se transformou em virada logo na sequência, quando um chute certeiro de Borges pela direita parou em bela defesa de Muralha.
Continua depois da publicidade
Argel Fucks não quis esperar para ver mais nada. Tirou João vitor, que sentia dores, para promover a reestreia de Carlos Alberto, fora por 10 rodadas após sofrer lesões na coxa e panturrilha esquerdas. O meia Rafael Bastos também saiu para uma formação mais ofensiva com o atacante Thiago Santanna e Dudu substituiu Marcão.
Confira a tabela da Série A do Brasileirão
Leia mais notícias sobre o Figueirense
Mas foi o zagueiro Marquinhos quem salvou a tarde do Figueirense. Aos 28 minutos, em cobrança de escanteio de Marquinhos Pedroso, o capitão alvinegro cabeceou no canto direito do gol adversário e recolocou o time catarinense na frente.
Dudu garantiu a vitória já nos acréscimos, em bela jogada que começou por Sueliton, passou por um toque de letra de Clayton para a finalização e gol de Dudu.
Continua depois da publicidade
O Furacão dá um salto na tabela e chega à 12ª colocação. O próximo desafio será no domingo, às 18h30min, contra a Chapecoense, na Arena Condá.
FICHA TÉCNICA
Figueirense
Alex Muralha; Sueliton, Marquinhos, Saimon e Marquinhos Pedroso; Paulo Roberto, Fabinho, João Vitor (Carlos Alberto) e Rafael Bastos (Thiago Santanna); Clayton e Marcão (Dudu)
Técnico: Argel Fucks
Ponte Preta
Marcelo Lomba; Rodinei, Renato Chaves, Pablo e Juninho; Josimar (Jefferson Recife), Fernando Bob, Felipe Silva; Borges (Keno), Felipe Azevedo e Cesinha (Diego Oliveira)
Continua depois da publicidade
Técnico: Guto Ferreira
Cartões amarelos: Clayton e Marquinhos (F); Josimar, Juninho e Fernando Bob (P)
Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis
Horário: 16h
Arbitragem: Heber Roberto Lopes (SC), auxiliado por Bruno Raphael Pires (GO) e Bruno Cesar Chaves Vieira (PE)
Público: 7.369
Renda: R$ 105.530,00