Sem Argel Fucks à beira do gramado, o Figueirense foi dominado pelo Fluminense dentro das quatro linhas e terminou a partida no Maracanã derrotado por 2 a 1. O Alvinegro ainda terminou o primeiro tempo em vantagem com gol de Clayton, mas sofreu a virada na etapa final e encerrou o turno do Brasileirão a um ponto da zona de rebaixamento. Cícero e Fred marcaram os gols do time carioca.
Continua depois da publicidade
Leia mais sobre o Figueirense
Confira como ficou a tabela do Brasileirão 2015
Veja como foi o minuto a minuto do jogo
Continua depois da publicidade
O Figueirense começou melhor a partida no Maracanã e anulava com jogadas no campo de ataque o time do Fluminense. As principais movimentações eram pelo lado direito com Leandro Silva, Fabinho e Clayton. Mas essa atitude alvinegra durou apenas os 10 minutos iniciais, depois o time carioca teve mais posse de bola e tomou as ações do jogo.
O primeiro lance complicado para defesa do Figueirense nasceu em erro de Leandro Silva que afastou mal a bola. Na sequencia, Fred recebeu livre e rolou pra Ronaldinho que foi bloqueado por Saimon na hora do chute. Fred também quase fez o dele, mas pressionado por Muralha, chutou para fora.
Aos poucos o ataque do Figueirense se apagava completamente na partida e Alemão, que estreou como titular no lugar de Marcão, era praticamente nulo em campo. Até que em um lance isolado, o defesa do Figueirense afasta a bola com um chutão, o zagueiro tricolor Marlon fura, a bola sobra para Clayton. Na sequencia, Marlon toca com a mão na bola. Pênalti. O próprio Clayton cobrou para abrir o placar.
Continua depois da publicidade
No intervalo, o Fluminense trocou Osvaldo por Wellington Paulista e logo com três minutos do segundo tempo o atacante que recém havia entrado cruza com perfeição na cabeça de Cícero, que toca no contrapé de Muralha para empatar o jogo. Depois do empate o Fluminense passou a pressionar o Figueirense, que voltou a jogar de forma apática como grande parte da etapa inicial.
Muralha já havia salvado o Figueirense da virada em um defesa incrível em outra cabeçada de Cícero. Mas o goleiro não conseguiu fechar o gol quando Fred recebeu belo passe e tocou para as redes. E mesmo depois do 2 a 1 e em desvantagem no placar, o Figueirense seguia dominado.
Mesmo as alterações promovidas pelo interino Hudson Coutinho que colocou Celsinho no lugar de Cere ceda e Dudu no lugar de Alemão, o Figueira seguiu sem conseguir impor vantagem sobre os donos da casa. O Fluminense levava vantagens pelas laterais e tinha dificuldade de marcar Cícero, que continuava a acionar Fred no ataque.
Continua depois da publicidade
Coutinho ainda colocou Marcão no lugar de Fabinho aos 35 minutos do segundo tempo para tentar dar mais força ofensiva o Figueirense. Mas o jogador sofreu assim como Alemão e Clayton de inanição com a dificuldade de criação do meio-campo alvinegro. Já perto dos acréscimos, João Vitor recebeu o segundo amarelo no jogo e terminou expulso.
Fluminense
Klever; Wellington Silva, Gum, Marlon, Gustavo Scarpa; Edson, Jean, Cícero, Ronaldinho Gaúcho; Fred (Lucas Gomes), Osvaldo (Wellington Paulista)
Técnico: Enderson Moreira
Figueirense
Alex Muralha; Leandro Silva, Saimon, Thiago Heleno, Cere ceda; Dener, Fabinho (Marcão), João Vitor, Rafael Bastos; Clayton, Alemão
Continua depois da publicidade
Técnico interino: Hudson Coutinho
Gol: Clayton, aos 40 minutos do primeiro tempo. Wellington Paulista, aos 3, Fred, aos 19 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Marlon (FLU), João Vitor (FIG), Rafael Bastos (FIG)
Cartões vermelhos: João Vitor (FIG).
Arbitragem: Diego Almeida Real (RS), auxiliado Fabiano da Silva Ramires (ES) e José Eduardo Calza (RS)
Local: Maracanã