O trabalho começou na madrugada, e nem mesmo o frio espantou os fiéis que acordaram cedo para a montagem dos tapetes no entorno da Praça XV para celebrar o dia de Corpus Christi. A tradicional procissão iniciou às 16h, logo após missa na Catedral de Florianópolis. Centenas de pessoas caminharam, cantaram e rezaram com muita fé e emoção.
Continua depois da publicidade
>> Desde cedo fiéis trabalham na preparação de Corpus Christi em Santa Catarina
Em cada um dos altares montados em três pontos da Praça XV, a multidão erguia as mãos e agradecia. O bispo Dom Vito Schlickman, da arquidiocese de Florianópolis, convidava todos a rezar o pai nosso e orar pelo Santíssimo Sacramento. A procissão terminou na escadaria da Catedral por volta das 17h, com uma grande salva de palmas para Jesus.
Continua depois da publicidade
Nas escadas da Catedral, chamava a atenção dos devotos uma escultura de areia com a imagem de Jesus Cristo. O autor da obra, o uruguaio Jose Daniel Anunciato, 57 anos, disse que tem muita fé, e por onde passa faz a escultura de Jesus. Ele não conhecia a tradição dos tapetes, mas acho muito bonito:
– Não sabia que iria encontrar esta grande celebração hoje, senão teria me preparado para fazer um escultura maior. Esta eu fiz em apenas 15 minutos. O mais importante é seguir os ensinamento de Jesus, e procuro fazer sempre isso – conta.
José Daniel explica que há 14 anos vive viajando pela América Latina deixando sua mensagem de fé por onde passa.
Continua depois da publicidade
História
A partir de oficialização de Corpus Christi, em 1264, a festa passou a ser celebrada na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. Os católicos do mundo todo agradecem, então, o dom da Eucaristia, no qual creem que Deus é o alimento espiritual da alma.