Em meio a uma variedade de materiais e cores, aos poucos formas e figuras vão surgindo sobre as lajotas das tradicionais ruas em torno da Praça 15, no Centro de Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Assim como na Capital, o feriado de Corpus Christhi começou com desenhos colorindo ruas e avenidas das cidades do Estado. A tradição acontece desde o século 13 e mobiliza comunidades no mundo inteiro.

Antes da tradicional procissão que ocorre no período da tarde, cedinho, por volta das 5h, já começam os trabalhos de montagem dos tapetes. Nesta manhã, famílias inteiras participaram da minuciosa e delicada montagem dos desenhos.

Desde as tradicionais materiais como areias e serragens até isopor, folhas, uvas e pétalas de rosa, foram usadas para compor as figuras que este ano fazem uma homenagem a João Paulo II e João 23, canonizados recentementes e tema da decoração deste ano em Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Participante assídua há 15 anos, Katiely Michielin, 33 anos, trouxe a filha Eloise Michielin Vieira de dois anos pela primeira vez para participar. Com as mãos coloridas da serragem que ajuda a cobrir os desenhos, a pequena estava empolgada com a decoração. Katiely, a filha e o marido, fazem parte do grupo Pólen, uma das 34 equipes que participam da organização do evento, na Capital.

– Hoje em dia muitas pessoas têm vergonha de demonstrar a sua fé. Mas é uma forma de demonstrar humildade, perante Cristo. Isso me faz bem- declara Katiely.

Não muito longe deste grupo, outra turma montava os desenhos. A catequista Ina Mallon, da catequese da Categral de Florianópolis, conta que os alunos participam todos os anos, primeiro escolhendo os desenhos, confecionando e depois montando no dia da celebração.

Continua depois da publicidade

-É um aprendizado para a vida toda-observa Ina.

Na Catedral de Florianópolis, a confecção dos tapetes servirá para decorar o trajeto de certa de 1 km no entorno da Praça 15, onde, a partir das 15h será realizada a Celebração Eucarística com procissão presidida por Dom Vito Schlickmann, bispo emérito da Arquidiocese de Florianópolis.

A celebração terá a presença de padres e diáconos da Arquidiocese e será acompanhada de centenas de fiéis. Após a missa começa a procissão, também no entorno da Praça. Segundo a Igreja católica, os tradicionais tapetes e trilhos, representam a forma de reviver a “Última Ceia” de Jesus Cristo junto com os apóstolos, antes da crucificação.

Acompanhe demais procissões no Estado

Cerca de duas mil pessoas participam de procissão de Corpus Christi em Joaçaba

Comunidades se preparam para o Corpus Christi em Joinville

Fiéis driblam o frio e com bom humor montam os tapetes de Corpus Christi em Blumenau

Sete paróquias de Criciúma, no Sul do Estado, tiveram atividades neste Corpus Christi

A Paróquia Santa Bárbara começou cedo, com oração às 6h30min e início da confecção dos tapetes. Por volta das 10h, a missa, seguida de procissão. Na Paróquia do São Paulo Apóstolo, no Bairro Michel, os tapetes começaram a aparecer nas ruas às 6h. A procissão saiu do Asilo São Vicente de Paulo às 10h. A paróquia Nossa Senhora de Salete, do Bairro Próspera, teve visitação com o Santíssimo Sacramento nas comunidades às 8h e a procissão está marcada para as 15h.

Continua depois da publicidade

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, do Bairro Cidade Mineira, teve missa na comunidade de Vila Manaus, com procissão até a Matriz, às 9h30min. As Paróquias Nossa Senhora das Graças, do Pinheirinho, e Santo Agostinho, do Rio Maina, celebraram procissão e missa às 9h, com adoração ao Santíssimo Sacramento nas comunidades à tarde.

A Paróquia São José, do Centro, tem missa na Praça do Congresso às 15h, seguida de procissão pelas ruas Barão do Rio Branco, Lauro Müller e Avenida Getúlio Vargas até a Catedral, onde haverá campanha para doação de cobertores para famílias carentes.

Oeste do Estado

Em Chapecó a montagem de tapetes na avenida Getúlio Vargas, próximo à Prala Coronel Bertaso, começou por volta das 11h. Cerca de 100 voluntários participam da confecção. A previsão é que os tapetes tenham uma extensão de 700 metros. Às 15 horas haverá celebração na Catedral Santo Antônio e na Igreja da Paróquia São Cristóvão.

Continua depois da publicidade

Região serrana

Em Lages o trânsito será fechado às 14h na Rua Benjamin Constant, no Centro, onde fica a Catedral Diocesana. Às 15h começa a missa, em seguida, a procissão com tapetes feitos na hora com pacotes de alimentos doados pela população.

A procissão em Lages começa na Catedral e segue pelas ruas Coronel Córdova, Vidal Ramos Sênior (terminal urbano) e Nereu Ramos até retornar à Catedral.