Com uma ave-maria ao final da missa os fiéis que participavam da celebração das 12h15min na Catedral São Paulo Apóstolo, em Blumenau, nesta quarta-feira rezaram para que Nossa Senhora proteja o bispo Dom José Negri em sua nova missão na diocese de Santo Amaro, no ABC paulista. A transferência, anunciada pela manhã, foi comunicada aos católicos no fim da celebração pelo padre Alexandre de Matos. Da lista de intenções lida antes da missa também constava o nome do religioso.
Continua depois da publicidade
::: Dom José Negri deixa Blumenau até o fim do ano
Entre os fiéis é unânime o carisma e a dedicação de Dom José, como também o entendimento de que faz parte da missão de um bispo abraçar novos desafios e um novo “rebanho”, usando da comparação do papel do bispo com o de um pastor. E é justamente o comprometimento de Dom José com a missão de proclamar a palavra de Deus que o industrial gráfico Américo Odorizzi destaca entre as virtudes do bispo:
– Ele é iluminado. Veio da Itália fazer missão no Brasil e é natural que vá para outra diocese, assuma novos cargos. Mas vai deixar saudade.
Continua depois da publicidade
A dona de casa Mônica Weingartner considera Dom José um bispo muito presente no meio do povo, carismático e atencioso, por isso lamenta a transferência. A serviços gerais Isabel Martinha Bento também destaca a proximidade do religioso com o povo e com os padres, dando amparo à comunidade:
– Onde tem um bispo tem tudo.
Há apenas um mês na cidade, a missionária da comunidade Arca da Aliança Cibele Cristine Hostin não conheceu o bispo pessoalmente, mas sempre ouviu da comunidade de Blumenau que Dom José é muito próximo do povo, especialmente dos jovens.
Nas costas Cibele carregava a mochila de quem participou da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) do ano passado no Rio de Janeiro; nas orações trazia o pedido de um líder que continue motivando o movimento missionário na igreja.
Continua depois da publicidade
– Vivemos um tempo de novos ares, principalmente a partir da presença do papa Francisco. Nosso desejo é que todos os bispos vivam esse clima.