O bispo da Diocese de Blumenau, Dom José Negri, deixará Blumenau até dezembro deste ano. A informação foi confirmada por telefone pelo padre Raul Kestring, da Pastoral de Comunicação da cúria diocesana de Blumenau. A nomeação de Dom José como bispo coadjutor eleito de Santo Amaro, na zona sul de São Paulo, foi feita pelo papa Francisco e divulgada pelo Vaticano nesta quarta-feira pela manhã.

Continua depois da publicidade

Dom José vai atuar na diocese do padre Marcelo Rossi ao lado do bispo titular Dom Fernando Antônio Figueiredo. A função de Negri como coadjutor será ajudar ou substituir Dom Figueiredo. Ele também terá o direito de suceder o bispo titular, que está à frente da comunidade de Santo Amaro desde a criação da diocese, em 1989. Dom Figueiredo completa 75 anos em 1º de dezembro e, de acordo com as diretrizes católicas, já tem idade para se aposentar.

De acordo com o padre Raul, a partir da nomeação nesta quarta-feira de manhã Dom José já não é mais bispo da Diocese de Blumenau. Até dezembro, quando deve assumir as novas funções em Santo Amaro, ele é considerado um administrador apostólico em Blumenau. Na próxima semana ele viaja para São Paulo e Brasília para as primeiras conversas com Dom Figueiredo e Dom Giovanni D’Aniello, atual núncio apostólico (representante diplomático do Vaticano no Brasil). A partir destes contatos será acordada uma data para a transferência.

O sucessor de Dom José em Blumenau não foi definido e não há um prazo para que o Vaticano divulgue o nome do novo bispo. Segundo padre Raul, a nomeação não deve acontecer até dezembro. Se essa expectativa se confirmar o espaço fica vacante, ou seja, sem bispo, e um grupo de padres, chamado de conselho de consultores, nomeará um administrador diocesano.

Sobre as especulações em torno do nome do vigário geral diocesano e pároco da Catedral São Paulo Apóstolo, João Bachmann, o padre Raul afirma que não há nenhuma indicação neste momento.

Continua depois da publicidade

Às 15h desta quarta-feira Dom José receberá a imprensa para uma entrevista coletiva na cúria diocesana.