Desde o início da semana, Porto Alegre respira o jogo da Argentina contra a Nigéria. E as duas seleções não decepcionaram. Em uma partida de cinco gols, os hermanos bateram os africanos por 3 a 2. De quebra, o craque Lionel Messi deixou a sua marca duas vezes, numa delas em bela cobrança de falta. O nigeriano Ahmed Musa também merece uma menção honrosa por ter marcado dois golaços.
Continua depois da publicidade
Confira as estatísticas de Nigéria x Argentina
Veja a tabela completa da competição
Continua depois da publicidade
Em um jogo que ficará na memória dos gaúchos, confira registros curiosos feitos pelos repórteres fotográficos do Grupo RBS:
– Mar azul

Foto: Félix Zucco / Agência RBS
O Caminho do Gol, trajeto criado pela prefeitura de Porto Alegre para os torcedores transitarem livremente desde o Centro até o Beira-Rio, foi tomado pelos argentinos. Fazendo festa e entoando cânticos característicos da hinchada hermana, misturados a brasileiros e nigerianos, os vizinhos do Rio Grande do Sul afastaram qualquer temor de confusão suscitado pela presença dos barrabravas.
– Cavalaria a postos

Foto: Tadeu Vilani / Agência RBS
A Brigada Militar reforçou a segurança no perímetro da Fifa em torno do Estádio Beira-Rio. Alguns casos de ingressos roubados foram registrados, mas a polícia conseguiu deter os ladrões. Por outro lado, o clima entre os torcedores argentinos era amistoso. E divertido, como mostra a foto acima.
Continua depois da publicidade
– Ingressos falsos e roubados

Foto: Montagem sobre fotos / Agência RBS
Ainda não há um balanço oficial, mas a polícia prendeu brasileiros, argentinos, nigerianos e até indianos nas imediações do Beira-Rio. Alguns roubaram ingressos de torcedores, outros agiram como cambistas. Segundo a Polícia Civil, mais de uma centena de pessoas tentou entrar no estádio com entradas falsas. Todas foram cadastradas e retiradas do perímetro Fifa.
– Algoz brasileiro no Caminho do Gol

Foto: Mateus Bruxel / Agência RBS
“Ele é perigoooooooooso…”. Quem não lembra da narração de Galvão Bueno na semifinal da Olimpíada de 1996, em Atlanta? O Brasil de Ronaldo, Bebeto e Rivaldo vencia a Nigéria por 3 a 1 no primeiro tempo. O adversário empatou nos acréscimos do segundo tempo com Nwankwo Kanu. Logo no início da prorrogação, o mesmo jogador eliminou a Seleção na morte súbita. Hoje ex-jogador, Kanu desfilou pelo Caminho do Gol até o Beira-Rio.
– Arquibancada celeste

Foto: Diego Vara / Agência RBS
Como previsto, os argentinos tomaram os assentos do Beira-Rio, deixando pouco espaço para as camisas verdes da Nigéria ou as tricolores do Grêmio e vermelhas do Inter. Desde antes do jogo, passando pelo ecoar do hino e durante a partida foi uma festa hermana. Como eles próprios afirmavam, sentiram-se em casa em Porto Alegre.
Continua depois da publicidade
– Pequena argentina em berço esplêndido

Foto: Diego Vara / Agência RBS
Enquanto 98,743% do Beira-Rio pulsava em azul e branco, uma pequena hincha argentina repousava no colo da mãe. Com uma fita na cabeça e brincos nas orelhas, pouco deve ter comtemplado da partida emocionante dentro de campo. Sequer tem ideia de quem é o camisa 10 que brilhou em Porto Alegre. Mas certamente saberá quem foi Messi pelas palavras do pai.
– D’Ale e Barcos

Foto: Montagem sobre fotos / Agência RBS
D’Alessandro não apareceu no Beira-Rio, mas houve que não esquecesse dele. Não podemos confirmar se o torcedor é argentino ou colorado. Mas a camisa 15 que D’Ale costuma usar pela Argentina foi mostrada na arquibancada. Já o gremista Barcos foi flagrado no meio da torcida hermana com sua família.
– Guardiola nos camarotes

Foto: Diego Vara / Agência RBS
Ex-treinador do Barcelona, atualmente no Bayern de Munique, Pep Guardiola esteve no Beira-Rio para acompanhar a partida entre Nigéria e Argentina. O espanhol ficou nos camarotes do estádio colorado. Na chegada, foi cumprimentado por alguns torcedores.
Continua depois da publicidade
– O craque em uma hora

Foto: Diego Vara / Agência RBS
Messi esteve em campo por 64 minutos na partida entre Argentina e Nigéria. Foi o período suficiente para ele marcar um gol logo no início e outro no final do primeiro tempo. O segundo em uma bela cobrança de falta. Saiu ovacionado pela torcida. Após o jogo, o técnico Alejandro Sabella contou que havia combinado a substituição do camisa 10.
– Musa tem dia de Messi

Foto: Ricardo Duarte / Agência RBS
Ofuscado pelo brilho de Lionel Messi, o nigeriano Ahmed Musa merece uma menção honrosa na festa argentina. Foi o responsável pelos dois golaços dos africanos. O primeiro em um chute com efeito, o outro após uma bela troca de passes com Emenike.
– Fan fest argentina

Foto: Félix Zucco / Agência RBS
O Anfiteatro Pôr-do-Sol virou uma extensão do Estádio Beira-Rio. Enquanto a seleção argentina vencia a Nigéria por 3 a 2, milhares de torcedores do país vizinho acompanhavam a partida nos telões da fan fest.
Continua depois da publicidade
Os argentinos alternaram momentos de empolgação e tensão, à medida em que a seleção marcava e sofria gols. Os torcedores seguiam, como uma legião, os cânticos, aplausos e o apoio dos que estavam no estádio. Messi foi, do início ao fim, o mais celebrado.
– Telão extra para os hermanos

Foto: Tadeu Vilani / Agência RBS
A fan fest ficou pequena para tantos torcedores argentinos. Os portões do espaço foram fechados antes mesmo de o jogo no Beira-Rio começar, mas a maioria nem se incomodou de ficar do lado de fora. Aproveitaram o espaço ao lado da fan fest, onde foi instalado um telão extra, para fazer sua própria festa, com muita empolgação, apesar do lamaçal em algumas partes do terreno à beira do Guaíba.
Baixe o aplicativo Além do Campo, da Liga dos Fanáticos, e siga as seleções da Copa:
Android
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.gruporbs.ligadosfanaticos&hl=pt_BR
IOS
https://itunes.apple.com/br/app/liga-dos-fanaticos-alem-do/id658232969?mt=8