Acontece neste sábado o 2º Feirão de Empregos para Pessoas com Deficiência, realizado em Florianópolis, no IFSC, na avenida Mauro Ramos. Os interessados em buscar uma vaga têm até as 17h para ir até o local, preencher as fichas e participar de entrevistas diretamente com as empresas.
Continua depois da publicidade
Floripa recebe Feirão de Emprego para Pessoas com Deficiência neste sábado
A cadeirante Jéssica Maria Garibadi Walter, 25 anos, está em busca do primeiro emprego. A jovem estuda biologia, mas busca uma posição em qualquer área. Ela diz que as dificuldades são grandes para conseguir um trabalho devido a falta de acessibilidade em muitas empresas e também o preconceito:
— Eu moro no Sul de Palhoça, e no meu bairro quase não tem ônibus acessível. A dificuldade já começa pra sair de casa. Em muitos locais não têm nem banheiro adaptado, falta uma rampa, às vezes elevador é muito pequeno e não entra a cadeira.
Continua depois da publicidade
Apesar disso, a jovem estava esperançosa depois de preencher algumas fichas e conversar com empregadores.
Daiane Dutra de Almeida, 32 anos, também foi no feirão em busca de uma recolocação profissional após três anos fora do mercado de trabalho. Por conta de uma trombose ela precisou amputar umas das pernas, passar por reabilitação, e há cerca de cinco meses colocou uma prótese:
— Agora já consigo caminhar sozinha, então quero voltar a trabalhar. Antes eu era auxiliar de cozinha, esse trabalho não consigo mais, então estou tentando em outras áreas. Minha expectativa é boa — conta.
Continua depois da publicidade
Guga Kuerten visitou o Feirão
O Instituto Guga Kuerten é um dos apoiadores do Feirão. O ex-tenista fez questão de ir até o local para conhecer a estrutura a dar apoio para o pessoal que está em busca de emprego. Ele destacou a importância de eventos como este:
— Já é o segundo ano que participamos, e vemos que as empresas estão oferecendo vagas melhores. É muito importante, coloca a pessoa com deficiência como protagonistas. A sociedade precisa apoiar estas iniciativas — falou.
Outras entidade participam
O Sine e O Igeof também estão presentes recebendo currículos. Eles encaminharão os cadastros para demais empresas que possuem vagas para pessoas com deficiência. Ainda durante o sábado serão oferecidos serviços como confecção de Carteira de Trabalho e de Identidade, assessoria jurídica pela Comissão de Direito das Pessoas com Deficiência da OAB/SC, esclarecimentos a respeito de serviços previdenciários, além de informação e aconselhamento aos pais e atendimento de pessoas com síndrome de down, que serão prestados pela Associação Amigo Down.
Continua depois da publicidade
A iniciativa funcionou muito bem no ano passado. A ação de 2015 viabilizou a admissão de 744 trabalhadores com deficiência em 191 empresas da Grande Florianópolis, entre junho de 2015 e julho 2016, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).