Do lado de fora do Centro Cultural da Scar, 16 expositores comercializam títulos literários. Nos espaços internos, entre os dois teatros e auditórios, espetáculos cênicos, música, audiovisual e muito bate-papo preenchem, a partir desta quinta, a programação de 11 dias da Feira do Livro de Jaraguá do Sul. Embora de áreas diferentes, as atrações gratuitas convergem para um único objetivo: instigar o público a adotar novos amigos de papel.
Continua depois da publicidade
A relação das letras da banda Legião Urbana com a literatura estará presente na fala de Dado Villa-Lobos, assim como as letras de Luiz Felipe Leprevost brincam de poesia e o teatro do grupo Peleja (Recife) busca inspiração na obra do escritor Mia Couto. O objetivo da feira, segundo o idealizador Carlos Henrique Schroeder, é manter o equilíbrio e atender a todos os tipos de público. Mas é inegável que os adolescentes levarão a melhor neste ano.
– As crianças que começaram a visitar a Feira do Livro aos oito anos hoje já têm 16 e precisam ser atendidas – reforça Schroeder.
Os responsáveis por atrair os consumidores do setor infantojuvenil são Patrícia Barboza, autora de As Mais, que fala no evento sobre o tema Princesa, eu? Não, leitora!; Leila Rego e Carlos Fialho, que debatem sobre amizade, adolescência e a entrada na vida adulta; e Drica Pinotti, escritora da série De Menina a Mulher.
Continua depois da publicidade
Abertura
O primeiro dia de programação começa com dois nomes de peso. Paulo Freire, um dos maiores contadores de história do País, faz a alegria das crianças na apresentação de Medo Pequeno em quatro horários diferentes (9h30, 10h15, 14h e 15h). Mais tarde, às 19h30, é a vez do jornalista Michel Laub debater sobre Literatura, rock e bullying.
As novidades literárias também são uma atração à parte da feira. Por iniciativa dos próprios organizadores, todos os dias haverá um escritor de Jaraguá lançando um livreto com um conto inspirado no próprio evento. Cada exemplar da série EmConto na feira, da Design Editora, será vendido a R$ 5.
– É uma forma que encontramos para mostrar o potencial da literatura na região – explica Schroeder.
Continua depois da publicidade
De segunda a sexta, a feira atende das 9 às 21 horas. No sábado, das 9 às 19 horas, e domingo, das 10 às 19 horas. A oitava edição do evento tem investimento de R$ 250 mil via Lei Rouanet, Prefeitura e outros apoiadores.
Confira a programação completa da 8ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul.