A três dias do começo da Feira do Livro de Jaraguá do Sul, o pátio da Sociedade Cultura Artística Scar recebe os últimos preparativos para o evento. O galpão de 780 metros quadrados que irá abrigar os livreiros começou a ser montado no sábado e deve estar pronto hoje, dia em que os expositores começam a preparar seus estandes. A oitava edição da feira inicia na quinta-feira e termina no dia 15, com uma extensa programação que atende a todos os públicos e estilos.

Continua depois da publicidade

Haverá 33 estandes divididos entre 15 livreiros vindos de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. Serão oferecidos livros de diferentes valores, com saldos a partir de R$ 5 e livros infantis por R$ 2. Diversas áreas serão abrangidas e a participação da Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é um dos destaques nesse setor.

Apesar da ampla disponibilidade de obras literárias, Carlos Henrique Schroeder, coordenador geral da feira, adianta que a programação é o grande diferencial neste ano. Em sua oitava edição, o evento chega ao público com importantes nomes do cenário cultural brasileiro. Paulo Freire, um dos principais contadores de história do País, fará a abertura do evento. Nos demais dias, a programação contará com o músico Dado Villa-Lobos, ex-integrante da banda Legião Urbana; e o escritor e jornalista Michel Laub. Com o tema O descobrimento da leitura, a feira convida tanto o público infantil, quanto jovens e adultos para uma imersão no universo da leitura.

_ Temos o entendimento que isto não é apenas uma feira, mas sim um palco de múltiplas ideias, um lugar onde ocorre muita coisa. Também queremos mostrar que o livro não está somente no papel _ afirma Schroeder.

Passando o bastão

Continua depois da publicidade

Um dos desafios da Feira do Livro deste ano é apresentar novidades. Nesta edição, um dos destaques é a série EmConto na Feira. Dez escritores jaraguaenses foram convidados para narrar em forma de crônica um dia na Feira do Livro. Cada um dos livretos será lançado em um dia do evento, dando espaço aos autores locais. Além do projeto, diariamente serão realizados lançamentos de obras de autores da região.

Dentro da proposta de renovação, Schroeder anunciou que passará o bastão. Ele participa da nona edição do evento, porém o aniversário de dez anos não terá a sua participação. Quem assume o cargo é o escritor João Chiodini, que atua há quatro anos como produtor executivo.

_ A filosofia do evento será mantida. O desafio é manter a força, mas com renovações. A feira já está estabelecida e agora não queremos ser um número, queremos que as pessoas venham e vivam a feira _ analisa Chiodini.

Para 2015, a ideia é internacionalizar a feira, trazendo autores latino-americanos para o evento.

SERVIÇO

O quê: Feira do Livro de Jaraguá do Sul

Quando: de 5 a 15 de junho

Segunda a sexta, 9h às 21h

Sábado, 9h às 19h

Domingo, 10h às 19h

Onde: Centro Cultural Scar

Quanto: gratuito

Mais informações: www.feiradolivro.org/2014/