A Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) entregou no final da semana passada o Relatório de Resultados de Análises Laboratoriais relativo à contaminação do Rio da Fita (Itapema) e Rio Perequê (divisa entre Itapema e Porto Belo). A entrega foi feita ao representante da Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (Faaci).

Continua depois da publicidade

De acordo com os resultados conclusivos, a contaminação dos rios, ocorrida no começo de janeiro deste ano, foi provocada pela emissão irregular de resíduos e efluentes provenientes da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) Morretes.

Poluição

Entre várias concentrações de materiais orgânicos e organismos característicos de esgoto sanitário, foram detectadas quantidades expressivas de amônia, que é um indicador de contaminação orgânica de ocorrência recente.

Continua depois da publicidade

Também foi apresentada a relação entre morte de espécies e diminuição de oxigênio na água, resultado da toxidade causada pelo dano ambiental e modificação da classificação dos rios atingidos e a influência direta na balneabilidade das praias de Perequê e Itapema.

A Fatma não estabeleceu as punições no Relatório, o que deve ocorrer durante os procedimentos institucionais do órgão.