O sonho da casa própria se tornou realidade na manhã desta quinta-feira para Anice Nancy Lopes, 33 anos, e o marido Gabriel de Carvalho, 35 anos. O casal, que é deficiente visual e tem uma filha de três meses, foi o primeiro a receber a chave do Residencial Engenheira Rúbia Kaiser, que irá receber mais de 320 famílias na região Norte de Joinville.

Continua depois da publicidade

– Nós estamos muito emocionados. Eu nem consigo explicar o que estou sentido – conta Anice.

O mesmo sentimento tomou conta de todas as famílias que participaram da cerimônia de entrega das chaves do conjunto habitacional do bairro Jardim Paraíso, que ocorreu paralelamente em mais oito municípios brasileiros que também inauguraram residenciais do Programa Minha Casa, Minha Vida. O evento foi transmitido ao vivo, por meio de teleconferência com a presidente Dilma Rousseff, para todas as cidades participantes.

– O Minha Casa, Minha é maior programa habitacional da história do Brasil – ressaltou a presidente durante o pronunciamento.

Continua depois da publicidade

Em Joinville, o Residencial Engenheira Rúbia Kaiser tem 20 blocos com quatro apartamentos por andar, dois salões de festa com churrasqueira, dois playgrounds e vagas de estacionamento. São 46,96 metros quadrados por apartamentos, divididos em dois quartos, um banheiro, sala, cozinha e lavanderia. A parcela mais barata custa R$ 25. Outro benefício oferecido pela Caixa Econômica Federal é o cartão de crédito de R$ 5 mil para compra de imóveis. O saldo pode ser usado em quatro meses e será pago em 48 vezes sem juros.

O cartão também irá ajudar o casal Anice e Gabriel a tornar a casa própria mais aconchegante. Além disso, eles vão aproveitar boa parte dos móveis da casa que eles moravam antes, nos fundos de um terreno, cedida por um parente.

No final do evento, as famílias formaram uma fila para pegar a chave dos apartamentos. De acordo com o secretário de habitação, Joaquim Alves dos Santos, as mudanças poderiam ser feitas em seguida, mas ele ressaltou que o síndico, eleito na manhã desta quinta-feira, combinaria algumas regras com os moradores para evitar tumulto durante esse processo.

Continua depois da publicidade