Na meia-água em que vivem Anice Nancy Lopes, 33 anos, e Gabriel de Carvalho, 35 anos, as caixas com roupas, móveis e outros pertences começam a se empilhar. As batidas de seus corações ansiosos se mistura ao choro de Vitória, a filha de três meses do casal. Parece um sonho, difícil de acreditar que se realizaria, mas nesta é dia de vida nova para o trio. Em cerimônia que se inicia às 10 horas desta quinta-feira no Residencial Engenheira Rúbia Kaiser, em Joinville, a família receberá a chave do apartamento que comprou com auxílio do Programa Minha Casa, Minha Vida.
Continua depois da publicidade
Deficientes visuais, Anice e o marido moram de favor nos fundos da casa de uma parente. O carinho e os cuidados dos familiares são aliados, mas o zelo costuma ser excessivo. Ter o próprio lar é uma conquista ainda maior para os dois porque representa independência.
– A gente está se sentindo no céu. Como tenho deficiência parcial e meu marido, total, há uma preocupação muito grande em cima de nós. Ter nossa casa dá uma injeção de ânimo. Eu já me sinto uma pessoa capaz, e agora poderei fazer ainda mais coisas sozinha – revela Anice.
A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Ideli Salvatti, representará o governo federal na entrega de 320 unidades habitacionais do programa. Com isso, serão beneficiadas 1.021 pessoas.
Continua depois da publicidade
O Conjunto Residencial Engenheira Rúbia Kaiser está localizado na rua Callisto, no bairro Jardim Paraíso. O empreendimento é composto de 20 blocos com quatro apartamentos por andar, dois salões de festas com churrasqueira, dois quiosques com churrasqueira, dois playgrounds, uma quadra esportiva, um espaço de longevidade e duas praças de convivência. Os apartamentos têm 46,96 m² e dois dormitórios, além de vaga na garagem.
Com a entrega, o município chegará a 10.899 unidades contratadas do Minha Casa, Minha Vida.