Familiares e amigos do estudante de Jaraguá do Sul Bruno Adriano, de 17 anos, realizaram neste sábado uma atividade para conscientizar a população sobre a importância de ser um doador de medula óssea. Eles distribuíram cerca de 500 panfletos na Praça Ângelo Piazera para estimular a prática e tentar encontrar um doador compatível.
Continua depois da publicidade
– Muitas pessoas nunca tinham sequer ouvido falar de doação de medula óssea. Pelo menos 30 pessoas disseram que vão passar no Hospital São José na semana que vem para fazer o cadastro – conta a mãe do jovem, Solange Adriano.
Aos 13 anos de idade, durante as férias de inverno, Bruno descobriu que era portador de uma doença chamada anemia aplástica severa (mielodisplasia), uma doença originária da própria medula. Primeiro, ele foi encaminhado para o Hospital Infantil de Joinville. Depois, para o Hospital das Clínicas de Curitiba, e desde então está fazendo tratamento.
Para se tornar um doador, a pessoa deve procurar o Hemocentro de Jaraguá do Sul, que funciona anexo ao Hospital São José. A coleta deve ser agendada pelo telefone (47) 3055-0454.
Continua depois da publicidade