Familiares e amigos do estudante Bruno Adriano, de 17 anos, organizam neste sábado uma atividade para conscientizar a população sobre a importância de ser uma doador de medula óssea. Eles irão distribuir panfletos na praça Ângelo Piazera para estimular a prática e tentar encontrar um doador compatível.

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– Existem muitos mitos sobre como doar a medula. Vamos distribuir panfletos para explicar à comunidade como funciona a doação. Muitos não sabem que, em 15 dias, o doador tem o líquido da medula reconstituído – diz a mãe do jovem, Solange Adriano.

Para esta ação, 760 camisas com a mensagem Seja o herói – Doe medula óssea foram confeccionadas. Segundo Solange, as camisas foram doadas pela Malwee para chamar a atenção das pessoas que vão estar no Centro da cidade.

– A nossa intenção não é a de apenas encontrar um doador para o Bruno, mas para ajudar as pessoas que lutam nessa batalha. Quanto mais pessoas se tornarem doadoras, mais chances os pacientes terão de encontrar alguém compatível – afirma.

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A descoberta

O grupo de apoio à causa estará na praça entre as 9h30 e as 12 horas. Para se tornar um doador, a pessoa deve procurar o Hemocentro de Jaraguá do Sul, que funciona anexo ao Hospital São José. A coleta deve ser agendada pelo telefone (47) 3055-0454.

Aos 13 anos de idade, durante as férias de inverno, Bruno descobriu que era portador da doença. Realizou cinco biopsias até ser diagnosticado com anemia aplástica severa (mielodisplasia), uma doença originária da própria medula. Primeiro, ele foi encaminhado para o Hospital Infantil de Joinville. Depois, para o Hospital das Clínicas de Curitiba.

– Nesses quase cinco anos de tratamento, muitas vezes achamos que iríamos perder o Bruno. O dia que encontrarmos um doador vai ser como se ele ganhasse outra vida – ressalta Solange.

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Hoje, aos 17 anos, Bruno faz planos para o futuro. Quer trabalhar e cursar arquitetura. Para ele, é difícil enfrentar a doença porque não consegue praticar esportes como antes, e o convívio com os amigos tem suas restrições. A iniciativa da campanha foi idealizada pela escola em que Bruno estuda, a Abdon Batista.