Uma família de tamanduás mirins foi vista passeando pela rua que dá acesso ao Mirante de Joinville. A cena foi flagrada por Jean Helfenberger, que conseguiu fotografar os bichos de perto, tamanha a tranquilidade dos animais. Por volta das 19h30, Jean fazia o trajeto de subida na rua Pastor Guilherme Rau, acompanhado da mulher, quando se deparou com uma família de tamanduás atravessando a rua.
Continua depois da publicidade
Leia as últimas notícias de Joinville e região em AN.com.br
Ele faz o trajeto do Mirante com frequência. Em outras ocasiões, já encontrou pelo caminho saguis, outros tipos de macacos e até animais peçonhentos, como cobras. Mas, segundo Jean, foi a primeira vez que avistou a espécie no local.
— Parecia ser a mãe com o filhote, eram bem mansos. Eles atravessaram a rua bem devagarinho e a gente pôde tirar a foto bem perto deles — comenta.
A mãe tamanduá carregava o filhote nas costas enquanto percorria o caminho até o outro lado da rua. Geralmente, as fêmeas desta espécie tem um bebê por gestação. De acordo com Alexandre Grose, biólogo e pesquisador, a espécie tem como hábito carregar o filho no dorso ou deixá-lo no ninho enquanto se alimenta. O costume pode ocorrer por tempo indeterminado. Ainda segundo Grose, toda a região do Mirante é habitat natural destes animais.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Uma tonelada de lixo é retirada da Vigorelli durante mutirão em Joinville