Cerca de uma tonelada de lixo foi retirada da praia da Vigorelli em Joinville. O mutirão de limpeza, promovido pelo Coletivo Ação Voluntária de Limpeza de Mangues, Praias e Rios, aconteceu na manhã deste sábado e uniu aproximadamente 40 voluntários. A atividade fez parte da campanha mares limpo coordenada pela ONU Meio Ambiente e ocorreu também em praias de várias partes do país com a finalidade de retirar lixo, especialmente plásticos, que poderiam sujar o oceano.

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias de Joinville e região em AN.com.br

Garrafas, sacolas e embalagens de plásticos, bitucas de cigarro, restos de eletrodomésticos, metais e até um pneu de trator foram retirados da faixa de praia, mangues e córregos próximos. Todo esse lixo poderia chegar à Baía da Babitonga, poluindo o local. Outra ação desta natureza foi realizada na região em 2016. Segundo uma das organizadoras do mutirão, Kátia Baeta, neste ano havia mais lixo acumulado no local.

— Observamos muita queima de plástico, que antes não havia. Acredito que isso está ocorrendo porque estão gerando mais lixo na região e as pessoas querem se livrar rápido desse lixo, por isso queimam. Também tinha muita bituca de cigarro, o que não encontramos tanto no ano passado — disse.

Outros movimentos também participaram do mutirão: Nós Podemos Joinville, Semana Lixo Zero, Escoteiros de Joinville, Rotary Club Cidade dos Príncipes, Núcleo de Educação Ambiental da Escola de Educação Básica Professora Juracy Brosing, Projeto Rota do Mangue e voluntários que souberam do evento pela mídia e redes sociais.

Continua depois da publicidade

A próxima ação de limpeza está prevista para outubro, durante a Semana Lixo Zero Joinville – que ocorre entre os dias 20 e 29. O local escolhido foi o Portal do Mar, no bairro Espinheiros, zona Leste da cidade. A ação atividade busca conscientizar a população sobre a importância se descartar corretamente o lixo produzido por cada cidadão.