Falta pouco para começar a operar o sistema de gerenciamento e sincronização automática dos semáforos de Florianópolis. A assinatura do contrato com a Brascontrol Indústria e Comércio, empresa vencedora da licitação, será às 10h desta quarta-feira, no gabinete do prefeito. Ainda neste semana o grupo paulista inicia a instalação das primeiras câmeras. O sistema promete acabar com a falta de sincronia nos principais cruzamentos da Capital catarinense e, desta forma, melhorar o fluxo de veículos.

Continua depois da publicidade

No primeiro momento, serão instalados 35 equipamentos nos cruzamentos mais problemáticos da região central da cidade, principalmente na Beira-Mar Norte. Deivid Fernandes da Rosa, autoridade de trânsito da prefeitura da Capital, informa que a Brascontrol vai fornecer uma estrutura com controladores semafóricos com laços de detecção, uma central de controle operacional e o sistema on-line.

De acordo com Rosa, o sistema vai funcionar assim: as câmeras irão captar a situação do trânsito em tempo real da via, fazer a análise das imagens, avaliar a quantidade de veículos e a velocidade para, então, determinar o tempo de abertura e fechamento do semáforo. Tudo será automático.

– Hoje, nós fazemos o sincronismo com tempo fixo, determinamos quanto tempo o semáforo ficará aberto e fechado. A partir do momento que os equipamentos forem instalados, esse tempo vai ser variável à medida que o equipamento detecta o trânsito em tempo real. Com certeza vai dar fluidez ao trânsito. A intenção é dar o sincronismo perfeito gerenciado através de uma central – explica.

Continua depois da publicidade

A empresa terá dois meses para entregar os equipamentos, auxiliar na instalação e adaptação do novo sistema. A montagem e manutenção serão feitas pela equipe técnica da prefeitura, formada por cerca de 10 pessoas, que já cuida dos semáforos.

A central de operações deve ficar no mesmo prédio onde funciona o Consórcio Fênix, mas os técnicos terão acesso a todas as câmeras e sistema operacional de forma on-line. Ou seja, o controle poderá ser feito por meio do celular.

Tecnologia desenvolvida em solo catarinense

O contrato de compra de toda a estrutura é de R$ 1,8 milhão. Rosa comenta que a instalação na área central foi escolhida porque nesta época do ano o movimento no centro diminui e a adaptação provocará menos impacto no trânsito. Após a conclusão, a intenção é adquirir mais equipamentos para serem implantados na região do Estreito.

Continua depois da publicidade

De acordo com a prefeitura, a empresa Brascontrol Indústria e Comércio, que é de São Paulo, usará a tecnologia desenvolvida por alunos e professores da Universidade Federal de Santa Catarina.

Sinal amarelo para os semáforos

A falta de sincronia dos semáforos é um dos problemas que causa o caos no trânsito da Capital. A Hora de Santa Catarina acompanha a situação dos cruzamentos desde junho deste ano, quando a empresa Dataprom, de Curitiba, que realizava o serviço de gerenciamento e manutenção dos 134 cruzamentos da cidade, não teve o contrato emergencial renovado pela prefeitura, que alegou questões financeiras.

Desde então, o serviço está sendo feito por técnicos do município. Quando há queima de lâmpadas ou interrupção dos semáforos, os técnicos precisam ir ao local fazer a manutenção e ajustes, o que deixa o processo muito mais demorado. Antes tudo isso era feito por meio de uma central remota.

Continua depois da publicidade

— Passamos por uma fase de adaptação, Florianópolis estava completamente sem sincronismo, mas hoje os semáforos foram sincronizados — diz Rosa.

A reportagem percorreu alguns dos principais cruzamentos do centro da cidade que registravam congestionamento por causa da falta de sincronia das sinaleiras no mês de agosto. Em um deles, na Avenida Paulo Fontes, em frente à Praça Adolfo Luiz Dias (da Maçonaria), via usada por quem vem do sul da Ilha, a situação melhorou. Em agosto, na Paulo Fontes, a sinaleira anterior ficava verde antes da que tem logo à frente, e os carros trancavam o cruzamento.

— Depois que arrumaram os semáforos não deu mais acidente. Agora tá tudo ok — conta dona Dirce Debus, 68 anos, que trabalha em um quiosque de lanches bem na esquina.

Continua depois da publicidade

Porém, ainda há cruzamentos que, mesmo que tenham melhorado, ainda causam congestionamento. Um deles está na Rua Alves de Brito, acesso de quem vem da Avenida Beira-Mar Norte sentido centro e quer acessar a Rua Bocaiuva. O sinal da Beira-Mar abre, mas o da Alves de Brito segue vermelho, provocando fila e travando os motoristas da marginal.

Outro ponto é o da Praça Governador Celso Ramos para quem vira na Rua Frei Caneca. O semáforo da Praça abre, mas o da Frei Caneca permanece fechado. Em períodos de trânsito mais intenso, a fila se forma ainda na Avenida Governador Irineu Bornhausen.

Novos equipamentos

Os semáforos para veículos, pedestres e os sonoros, para pessoas com deficiência visual, devem ser trocados no próximo ano. De acordo com Rosa, há equipamentos que não podem nem passar por manutenção, pois estão muito velhos. A prefeitura também está substituindo as atuais lâmpadas por lâmpadas de led, que são mais econômicas.

Continua depois da publicidade

Leia mais

A verdade sobre os semáforos de Florianópolis: por que a falta de sincronia provoca caos no trânsito

Sinaleiras sonoras estão desligadas em Florianópolis

Confira outras notícias de Florianópolis