Com a possibilidade de muita gente emendar um feriadão com o Carnaval e curtir a folia nas praias do Litoral Norte, a preocupação número um dos turistas volta a assombrar: a falta de água. Os balneários da região não descartam a possibilidade de um desabastecimento. Mas tomam medidas preventivas para evitar que o líquido desapareça das torneiras. O consumidor também precisa colaborar.

Continua depois da publicidade

Em São Francisco do Sul, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) tomou algumas medidas de prevenção. Além dos motores da estação de tratamento de água (ETA) que vão trabalhar com capacidade máxima, foram instalados três geradores.

Um deles na ETA e outros em pontos de captação de água na Vila da Glória. Também foram colocados motores e bombas na ETA para acelerar a passagem da água para os pontos de distribuição. Foram montadas duas equipes de plantão para fazer o acompanhamento, e um caminhão-pipa ficará de plantão, caso seja necessário. O telefone do Samae de São Chico é o 3471-2000.

Casan

Continua depois da publicidade

César Luis Cunha, superintendente regional da Casan, empresa que atende às cidades de Barra Velha, Balneário Barra do Sul e Araquari, explicou que foram montadas equipes especiais para evitar que falte água durante o Carnaval.

No entanto, o diretor local da Casan de Barra Velha, Luciano Boss, disse que existe a possibilidade de faltar água no período na cidade, pois não chove há mais de um mês. Como o nível do manancial está 25% menor, a distribuição de água será limitada.

O mesmo está previsto para Araquari e Barra do Sul. Na avaliação dos técnicos da empresa, se as chuvas permanecerem em níveis muito baixos, o abastecimento pode se tornar crítico na região.

Continua depois da publicidade

Em Itapoá, o atual sistema de abastecimento opera no seu limite e não está conseguindo atender a todas as regiões da cidade. Para o Carnaval, a empresa colocou em funcionamento duas estações de tratamento e contratou caminhões-pipa. Os caminhões irão injetar água nos hidrantes instalados no Pontal, praia das Palmeiras, São José e Barra do Saí. O telefone de plantão é 0800-643-2750.

Faça a sua parte

– Identifique e conserte vazamentos.

– Feche bem as torneiras e certifique-se de que não há goteiras.

– Não lave calçadas, quintais ou automóveis com mangueira.

– Mantenha a torneira fechada quando não estiver usando a água ao lavar roupa, louça ou escovar os dentes.

– Deixe a roupa acumular e só use a máquina de lavar com carga máxima.

– Limpe restos de comida antes de lavar os pratos.

– Utilize regador ao invés de mangueira para molhar as plantas.

FONTE: CASAN