Na próxima quarta-feira, dia 18, será lançada a pedra fundamental que marcará o início da construção da primeira fábrica de caminhões da marca chinesa Sinotruk no Brasil. A indústria será sediada em Lages, na Serra Catarinense.
Continua depois da publicidade
A previsão é fazer o primeiro caminhão em junho, cinco meses após a construção da unidade. O veículo será usado para ser usado em testes. A companhia quer montar 5 mil caminhões no primeiro ano e 8 mil nos anos seguintes para atender a toda a América do Sul.
::: Fábrica de caminhões em Lages será lançada na próxima quarta-feira
Para isso, serão criados 1,1 mil empregos, dos quais, 98% serão brasileiros, preferencialmente da região de Lages. A Sinotruk tem um acordo com o governo do Estado para a instalação de um laboratório de mão de obra no parque industrial, além da criação de cursos específicos no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), que tem um campus em Lages, a fim de qualificar os moradores locais para as vagas oferecidas.
Continua depois da publicidade
Nos primeiros 16 meses, os veículos serão montados com material importado da China, mas a proposta da Sinotruk é chegar ao fim do terceiro ano com até 65% das peças nacionalizadas. De um caminhão da Sinotruk, somente os vidros e os pneus não são da companhia. Todo o restante é produção própria, inclusive o motor.
A reposição de peças será garantida por um centro de distribuição montado na cidade de Colombo (PR), com estoque dimensionado para suprir a frota nacional, atualmente, em 1,5 mil veículos.
Em Lages, a Sinotruk fabricará inicialmente os caminhões da linha A7, com vocação para aplicações rodoviárias pesadas, como o bitrem, o rodotrem e o treminhão. Os veículos estarão disponíveis por preços que vão variar de R$ 270 mil a R$ 340 mil.
Continua depois da publicidade
*repórter viajou a convite da Sinotruck