Será lançada na próxima quarta-feira, dia 18, a pedra fundamental que marcará o início da construção da primeira fábrica de caminhões da marca chinesa Sinotruk no Brasil. A indústria ficará em Lages, na Serra Catarinense, e já tem até data para estar concluída: janeiro de 2014.

Continua depois da publicidade

O anúncio foi feito terça-feira, em Mogi das Cruzes (SP), durante o lançamento da linha de caminhões que será fabricada em Lages. A instalação da Sinotruk se tornou realidade depois de seis meses de negociações sigilosas entre a empresa e o governo do Estado.

::: Fábrica planeja entregar o primeiro caminhão em junho de 2014

Viagens dos catarinenses à China e visitas dos chineses a Lages foram feitas e, em abril, a montadora assinou um protocolo de intenções no qual se comprometia em construir a fábrica na cidade serrana.

Continua depois da publicidade

Para a concretização do negócio, a prefeitura de Lages cedeu um terreno de 200 hectares – 2 milhões de metros quadrados – reservado ao Parque de Inovação da Serra Catarinense, localizado às margens da BR-282, na localidade de Índios.

A prefeitura concedeu a isenção do Imposto Sobre Serviços (ISS) e o Estado ofereceu a postergação da cobrança do ICMS. No dia 22 de maio, a companhia realizou um evento na China, onde anunciou a construção da sua primeira fábrica no Brasil.

Já no evento desta terça-feira, o diretor-geral do grupo no país, Joel Anderson, informou que as obras em Lages iniciam nos próximos dias, logo após o lançamento da pedra fundamental. A sede administrativa da companhia também ficará em Lages.

Continua depois da publicidade

* O repórter viajou a convite da Sinotruk