Louças, jarras, artigos para decoração como a santa ceia, pau de fita, boi-de-mamão e fogão à lenha são algumas das peças de cerâmica que estão expostas na Olaria Beiramar. A Exposição São José 266 anos homenageia o município pelo seu aniversário, comemorado no dia 19 de março. Os visitantes poderão conhecer as obras até o dia 31 deste mês, de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h, na Avenida Beira-Mar de São José.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias da Grande Florianópolis

Há 10 anos, a Olaria Beiramar preserva o passado e a tradição da cidade por meio da cerâmica. Coordenada pelo oleiro Geraldo Germano, a exposição apresenta o trabalho de alunos e professores com o intuito de valorizar a cultura local trazida pelos imigrantes açorianos.

Segundo o oleiro Geraldo, o espaço se propõe a transmitir os ensinamentos dos antigos mestres da olaria e contar a história de São José com peças que trazem o significado da cultura açoriana.

Continua depois da publicidade

— Queremos que as crianças das escolas do município e toda a população conheçam a riqueza desta cidade e o trabalho dos alunos e professores da Olaria Beiramar — explica o oleiro.

Entre as obras expostas, Geraldo destaca os utilitários, moringas, mata-fome, potes e alguidares, peças de grande importância usadas antigamente por famílias do município e atualmente utilizadas por restaurantes para enriquecer e valorizar o legado açoriano.

Em homenagem ao aniversário da cidade, uma imagem de São José foi produzida pelo oleiro Newton Souza e pintada pelas mãos de Geraldo para caracterizar ainda mais a exposição.

Continua depois da publicidade

Em julho de 2015, o Conselho Municipal de Política Cultural aprovou, por unanimidade, a proposta da Fundação Municipal de Cultura e Turismo em conferir o título de Patrimônio Cultural Imaterial para o Ofício e Saber dos Oleiros de São José. Este é mais um passo pela valorização e proteção da tradicional arte.