Um presépio diferente, onde elementos da história bíblica se encontram com os da cidade e com a cultura açoriana. Com uma Maria rendeira e São José artesão e pescador. Nessa história, os Reis Magos trazem louças de cerâmica como presente para o Menino Jesus, que dorme em um alguidar, usado antigamente para preparar a comida.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias da Grande Florianópolis

Na árvore de Natal, as bolinhas coloridas dão lugar às louças de cerâmica, dispostas em uma “burra de milho”. A figura do pescador representa os oleiros, que tinham que deixar de lado as atividades para pescar e trazer o sustento da família. A agricultura está representada pela frutas e as loucinhas de barro são uma forma lúdica de lembrar as brincadeiras infantis.

Assim é o presépio dos Oleiros de São José, idealizado pelos professores Geraldo Germano e Newton de Souza e confeccionado pelos alunos da escola de oleiros. Desde maio eles estão trabalhando na preparação de cenário e personagens. Na última quarta-feira começou a montagem que terminou ontem, domingo, dia da inauguração.

Continua depois da publicidade

Caminhada luminosa

Para marcar a abertura do Natal de São José neste domingo, dia 29, uma caminhada com oleiros e a comunidade, carregando velas e imagem do Menino Jesus, saiu da igreja matriz, que fica no Centro Histórico da cidade, passando pelo museu, onde um coral de crianças se apresentou. O Terno de Reis e Boi de Mamão acompanhou durante toda a passeata até a chegada, na Beira Mar, em frente da Escola de Oleiros, onde está o presépio. A montagem ficará ali até o dia 6 de janeiro, Dia de Reis.

Uma chama que não se apaga

Um dos responsáveis pelo presépio é Geraldo Germano, 63, que há 10 anos dá aulas na Escola, mas que trabalha com cerâmica há mais de 50. Seu Geraldo contou que desde criança ele monta presépios no Natal. O primeiro que fez pegou fogo.

– Meu primeiro presépio foi montado quando ainda era criança. Fui juntando coisa, juntando vela, algodão e aí, pegou fogo. Mas eu acredito que a chama daquele pequeno incêndio ainda está acesa dentro de mim e é por isso que eu não paro – revela dando risada da travessura que marcou sua vida.

Continua depois da publicidade

Filho de uma cantora lírica e um sapateiro, Geraldo traz a arte nas mãos, mas é categórico ao afirmar que não nasceu oleiro, a olaria é que nasceu nele.

Programação de Natal de São José

Dia 5/12 – A banda marcial Asas do Ipiranga se apresentará às 10h, no Centro Multiuso

Dia 6/12 – Dia cultural no Beco da Carioca

Dia 13/12 – 16º edição da Feira da Freguesia, das 16h às 22h, no Centro Histórico

Dia 18/12 – Segunda edição da Caminhada Luminosa

Entre os dias 29 de novembro e 18 de dezembro, nas quartas, sextas e sábados, das 20h às 22h, o Papai Noel estará recebendo visitas e haverá também apresentações de corais na Casa de Artesanato Natalino, no Centro Histórico do Município.

Nos dias 19, 20 e 21, no Centro Multiuso de São José, haverá apresentação do espetáculo Auto de Natal Folias de Zé, que contará o nascimento do menino Jesus com características da cultura local, tornando a história contemporânea.

Continua depois da publicidade