Kamal al Ganzuri, um ex-chefe de governo de Hosni Mubarak, foi nomeado primeiro-ministro pelo exército no poder no Egito, anunciou a televisão estatal nesta sexta-feira.
Continua depois da publicidade
Ganzuri, de 78 anos, foi primeiro-ministro de Mubarak, derrubado por uma revolta popular, de 1996 a 1999. Seu nome já havia sido divulgado na quinta-feira pela imprensa egípcia.
Ele substitui Esam Sharaf, que se demitiu com o resto do governo devido à grave crise egípcia. Sharaf apresentou a demissão do seu governo por causa da grave crise que o país enfrenta, com 41 pessoas mortas, segundo dados oficiais, nos últimos dias em confrontos entre a polícia e manifestantes que exigem a saída dos militares do poder.
Milhares de egípcios voltaram a se reunir nesta sexta-feira na emblemática Praça Tahrir do Cairo para exigir, mais uma vez, que os militares abandonem o poder. O Exército egípcio, no entanto, descartou a hipótese de entregar imediatamente o poder como exigem os milhares de manifestantes.
Continua depois da publicidade
As ruas que levam ao ministério do Interior, perto da praça, onde aconteceram confrontos violentos nos últimos dias, permaneciam bloqueadas.