Os cidadãos podem acompanhar a evolução dos julgamentos de ações de improbidade administrativa e crimes contra a administração pública em tempo real. Disponível no portal do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Processômetro da Meta 18 do Judiciário, que antes era atualizado semanalmente, agora apresenta de forma automática os dados inseridos pelos tribunais brasileiros sobre o cumprimento do objetivo.
Continua depois da publicidade
Aprovada em novembro do ano passado pelos presidentes dos 90 tribunais brasileiros, a Meta 18 prevê que sejam julgados, até o final deste ano, todas as ações de improbidade administrativa e crimes contra a administração pública que entraram na Justiça até 31 de dezembro de 2011.
A ferramenta disponível no portal do CNJ permite que o Conselho e os próprios cidadãos fiscalizem, o que ajuda no combate à corrupção no país. Em Santa Catarina, a meta é 3.874 processos e a expectativa é de que o Judiciário do Estado alcance 70%.
– Ao disponibilizar os dados em tempo real para a sociedade, o CNJ dá importante passo em termos de transparência e acesso à informação – diz o conselheiro Gilberto Martins, coordenador do grupo especial que fiscaliza o cumprimento da meta.
Continua depois da publicidade