A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, pediu esta segunda-feira uma “transição estável e pacífica” na Coreia do Norte e afirmou que os Estados Unidos desejam ter melhores relações com o povo norte-coreano após a morte do líder Kim Jong-il. Ela também participou de um debate sobre a paz mundial no Departamento de Estado, em Washington

Continua depois da publicidade

Em infográfico, veja as principais etapas do conflito entre as Coreias:

Os EUA coordenarão, com Japão e Coreia do Sul, o tema Coreia do Norte, afirmou Hillary, após um encontro com o colega japonês, Koichiro Gemba. Segundo a secretária, o governo americano está preocupado com o bem-estar da população norte-coreana.

Continua depois da publicidade

Mais cedo, o secretário de Defesa dos EUA, Leon Panetta, havia pedido uma abordagem “prudente” da questão norte-coreana, após a morte de Kim. Panetta e seu colega sul-coreano, Kim Kwan-Jin, conversaram por telefone e concordaram que é necessário manter a prudência com relação a tudo o que está relacionado com a Península Coreana.

Os secretários coreano e americano de Defesa combinaram de manter contato mais próximo nos próximos dias, segundo o Pentágono.