Na manhã após a escolha do argentino Jorge Mario Bergoglio como o papa Francisco, o cardeal Dom Odilo Scherer, conversou com o enviado especial do Grupo RBS ao Vaticano, Daniel Scola. Em entrevista para o programa Gaúcha Atualidade, ele se demonstrou satisfeito com a escolha .
Continua depois da publicidade
– Eu fico muito feliz com a eleição do novo papa, que se chama Francisco, e que vem lá de perto do Rio Grande do Sul, afinal vem da Argentina.
Ele também afirmou que a escolha de um papa não europeu é sinal de que a igreja está presente no mundo todo.
– Pelo fato de ser um latino-americano, mostra a importância que se dá ao continente onde vive boa parte dos católicos do mundo. Eu tive a melhor impressão do novo papa, seus primeiros gestos de simplicidade, de fraternidade, de espiritualidade em nome de Deus.
Continua depois da publicidade
Saiba mais:
> GALERIA DE FOTOS: veja mais imagens de Jorge Mario Bergoglio
> Em site especial, leia todas as notícias sobre a Sucessão no Vaticano
Perguntado se a escolha surpreendeu, Dom Odilo disse que a surpresa foi mais para o mundo do que para os cardeais.
– Do conclave percebíamos para onde os caminhos estavam levando.
Dom Odilo afirmou que não sabia que era um dos mais cotados para o cargo máximo da igreja católica.
– Eu não tomei conhecimento, não li os jornais, procurei não ter esses contatos para ficar tranquilo e sereno, sem me deixar influenciar
Informado de que Cerro Largo, sua cidade natal, estava na expectativa pela escolha, disse que compreende bem o sentimento, mas “convida todos a se alegrarem com a eleição do papa Francisco, que será sempre um benção para toda a igreja”.
Continua depois da publicidade
Como maiores desafios do papa Francisco, Dom Odilo Scherer acredita que serão confirmar na fé o povo cristão, continuar a espalhar o evangelho pelo mundo, mesmo para o mudo não cristão, e animar os católicos para viverem bem a própria fé.
