O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) enviado pela Secretaria de Aviação ao Tribunal de Contas da União (TCU) na última semana prevê investimento de R$ 918 milhões no aeroporto Hercílio Luz durante os 30 anos de concessão — o leilão está previsto para o ano que vem. As principais obras previstas são a construção de um novo terminal de passageiros e um terminal de cargas, um novo pátio de aeronaves e ampliação da pista de pouso e decolagem. A Infraero não terá participação acionária nessa nova rodada de concessões.

Continua depois da publicidade

Atualmente, o aeroporto de Florianópolis movimenta 3,6 milhões de passageiros por ano. Com os investimentos que a futura concessionária deve aplicar, a estimativa de movimentação anual do terminal é de 13,8 milhões de passageiros ao final da concessão, em 2046.

Aeroporto de Florianópolis está entre os mais prejudicados do país

Concessão do aeroporto Hercílio Luz tem só uma concorrente

Continua depois da publicidade

Com a entrega dos estudos ao TCU, a secretaria cumpre mais uma etapa no processo de concessão. Agora, o tribunal analisará os estudos e, após aprovação, serão encaminhados à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que elaborará o edital de concessão e minuta de contrato.

O ministro da Aviação, Guilherme Ramalho, acredita que o leilão será realizado no primeiro semestre de 2016.