O primeiro estudo elaborado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) sobre Transporte Aéreo de Passageiros aponta o aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, como um dos sete terminais de passageiros mais saturados ou em situação de alerta do país.

Continua depois da publicidade

Os demais prejudicados citados pela pesquisa são os terminais de Congonhas (SP), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Cuiabá (MT), Vitória (ES) e Goiânia (GO). Os dados foram divulgados na manhã desta quarta-feira, em Brasília.

A pesquisa esclarece que é considerado saturado o aeroporto em que o número de passageiros atendidos extrapola em 100% a capacidade instalada. Quando chega a 80%, a situação é de alerta.

No ano passado o aeroporto de Florianópolis registrou uma movimentação de 3,5 milhões de pessoas. Ficando na 14ª posição entre os terminais de passageiros mais movimentados do país. O primeiro lugar é o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, que registrou em 2014 o deslocamento de aproximadamente 187 milhões de pessoas durante o ano.

Continua depois da publicidade

A deficiência na infraestrutura aeroportuária é um dos maiores gargalos do transporte aéreo brasileiro. A exemplo de Florianópolis, o atendimento acaba sendo prejudicado pela saturação do terminal, pelas acomodações – que são insuficientes para atender o fluxo de passageiros -, há longas filas para o check-in, demora na restituição de bagagens, aumento de atrasos, entre outros problemas.

Apesar do alerta, a CNT reforça que todos os aeroportos, mesmo os considerados saturados, mantêm a segurança das operações. O estudo é o primeiro trabalho da Confederação em relação ao modal aéreo.

Crescimento

De acordo com os dados apresentados, o Brasil apresentou crescimento de 210,8% no número de passageiros entre os anos 2000 e 2014. As empresas aéreas transportavam anualmente 32,92 milhões de passageiros em 2000 e, no ano passado, o número chegou a 102,32 milhões.

Continua depois da publicidade

O aumento significativo do número de passageiros na última década se deve a liberdade tarifária e a diferenciação de preços, que baixaram os valores das passagens significativamente. Em 12 anos, os preços caíram 43,1% (de 2002 a 2014), segundo a pesquisa.

O governo anunciou recentemente a intenção de chegar a 600 milhões de passageiros por ano em 2034. Para chegar a esta meta, o estudo da CNT identificou obstáculos e enfatizou a necessidade de criar condições de infraestrutura e solução para os gargalos, entre os quais, o elevado preço do combustível de aviação e problemas de infraestrutura.

Concessões

O aeroporto de Florianópolis está entre as concessões aeroportuárias anunciadas em 2015. O objetivo do Governo Federal com a privatização é ampliar a infraestrutura e melhorar a qualidade do serviço.

Continua depois da publicidade

As gestões dos aeroportos de Fortaleza (Pinto Martins), Salvador (Luiz Eduardo Magalhães) e Porto Alegre (Salgado Filho) também devem ser transferidos para a iniciativa privada nesta etapa. Esses aeroportos foram responsáveis conjuntamente por 12,8% da movimentação de passageiros em 2014.