O DC na Sala de Aula agora tem uma mascote oficial. A araponga idealizada pela estudante Giovana Bresolin Tartas, de Chapecó, venceu mais de 600 desenhos feitos por alunos de escolas estaduais e municipais apoiadoras do programa. Na manhã desta quinta-feira, em Florianópolis, a menina de 12 anos recebeu um tablet e um certificado de premiação das mãos do secretário estadual de Educação, Eduardo Deschamps.
Continua depois da publicidade
A vencedora do concurso é aluna do 7º ano da Escola Estadual Coronel Ernesto Bertaso. Animada com a homenagem e um pouco envergonhada, Giovana recebeu elogios pelos elementos diversos que formam a mascote: além de a araponga ser um dos símbolos do Estado de Santa Catarina, a ave antigamente também era usada na troca de notícias e mensagens, papel que hoje cabe principalmente à imprensa.
Além disso, a araponga criada por Giovana tem o corpo coberto de jornais e, na cabeça, leva um chapéu.
– Dá um um ar intelectualidade – explica a estudante.
A professora Neuza Breda, que orientou a estudante e recebeu um smartphone como premiação, também motivou diversos outros alunos das duas escolas em que leciona a participarem do concurso. Ela conta que ajudou no desenvolvimento das ideias de algumas das crianças, mas que a concepção das mascotes foi feita inteiramente por elas.
Continua depois da publicidade
– Os professores proporcionam ferramentas e acesso às informações, mas o estudante sempre vai atrás do conteúdo que aplicará na sua vida – relata Neuza.
::: CURTA A PÁGINA DO DC NA SALA DE AULA
Valorização de outros tipos de conhecimento
A escolha de dois vencedores, um do 1º ao 5º ano, e outro do 6º ao 9º, foi feita por membros da Academia Catarinense de Letras (ACL) e do Laboratório de Novas Tecnologias (Lantec) da UFSC.
O segundo colocado geral – Eduardo Fabian Rayzel, 8 anos, estudante da Escola Municipal Henrique Veras, em Florianópolis – desenhou uma mascote com lâmpadas na cabeça e foi o selecionado entre as crianças mais novas. Ele e a professora que lhe auxiliou, Patrícia Mary de Faria, também serão premiados.
O programa DC na Sala de Aula é apoiado pela Secretaria do Estado de Educação (SED). Para o secretário Eduardo Deschamps, que acompanhou a cerimônia de entrega do prêmio para Giovana, iniciativas como o DC na Sala de Aula ultrapassam suas propostas iniciais e valorizam conhecimentos mais aprofundados que a escola comumente proporciona.
Continua depois da publicidade
– Além da criatividade e da habilidade para fazer um desenho bonito, obviamente, o projeto estimula uma pesquisa complexa sobre os símbolos de SC, desenvolvendo também a capacidade das crianças de entenderem o papel da mídia e da imprensa na educação – explica.
Leia a explicação de Giovana para a mascote: