O Costão do Santinho já está com cara de Copa do Mundo. Em frente ao hotel, em meio a um grande número de policiais e seguranças, o movimento é intenso de vans e carros com os logotipos do congresso. No saguão, uma profusão de idiomas. Inglês é o básico, mas há alemão, italiano e, claro, português. O evento começa oficialmente amanhã, mas a estrutura das salas de evento está praticamente pronta.

Continua depois da publicidade

Até o início desta tarde o maior número de pessoas que chegaram são integrantes do Comitê Organizador Local (COL) e da Fifa. Comissões técnicas das seleções chegam ao longo da tarde – são esperadas 13 equipes nesta segunda-feira. Entre elas estão México, Gana e Honduras.

> Trabalhadores da Fifa e imprensa são os primeiros a chegar

O grande espaço do evento é a o espaço Tuguá. Será nesse pavilhão que irão ocorrer as plenárias e os debates do congresso. Fifa, COL e as comissões técnicas terão acesso a área que comporta 500 pessoas, dois enormes telões e uma bancada. Antes dessa área maior e ainda dentro do espaço Tuguá, estão outras duas salas menores que serão usadas para tratar de assuntos mais específicos.

Continua depois da publicidade

Mais a frente estão o Salão Cascaes, onde foi montado a área de imprensa. No primeiro ambiente estão diversas mesas e uma cafeteria que forma o espaço de integração da mídia internacional. Ao lado está a zona mista onde os treinadores e integrantes oficiais do evento poderão dar entrevistas. Atrás dessa área está a sala de coletiva de imprensa, com espaço para 290 jornalista.

Há ainda o espaço do Centro de Eventos Internacional. Onde funciona uma área médica e, no andar inferior, os escritórios de trabalho da Fifa e do COL.

> Conheça o esquema de segurança do evento

O Congresso Técnico da Copa do Mundo da Fifa ocorre entre a terça-feira, dia 18, até quinta-feira, dia 20, no Costão do Santinho. O evento não é voltado ao público, mas irá selar os compromissos da Fifa com cada seleção. Na pauta estão esclarecimentos do que as seleções precisam saber desde a chegada ao país-sede até a despedida. Quais são as obrigações quanto a horário e datas, direitos de imagem, questões de mídia, regras, novidades da arbitragem. Tudo será primeiro apresentado às comissões técnicas e depois à imprensa.

Continua depois da publicidade