Um dos eventos mais esperados do ano, a Volvo Ocean Race começou a chegar pelos mares neste domingo a Itajaí. O navio Tolten, carregado com 112 contêineres da maior regata oceânica do mundo, atracou na cidade às 14h15. Nesta edição a estrutura montada na Vila da Regata será três vezes maior que em 2012. O material de montagem veio de Sanya, na China, e começará a ser instalado na terça-feira, quando deve encerrar o desembaraço da carga.
Continua depois da publicidade
::: Leia todas as notícias sobre a Volvo Ocean Race
::: Site mostra localização das equipes da Volvo em tempo real
::: Acesse a página especial sobre a Regata Volta ao Mundo
Continua depois da publicidade
O circo da Volvo chegou em um navio de 300 metros de comprimento. A embarcação precisou entrar direto no Porto de Itajaí, devido ao seu tamanho e ao atraso de dois navios que estavam atracados no terminal da Portonave, em Navegantes. Por isso, a manobra de retorno só será feita na saída do porto.
Conforme a APM Terminals, responsável pela operação de cargas no Porto de Itajaí, os contêineres trazem os pavilhões da Volvo, parte da alimentação das equipes e o estande do Team SCA – além da equipe composta apenas por mulheres, o Team Mapfre também terá um espaço em Itajaí, que será montado com materiais da cidade.
O navio trouxe ainda duas atrações da regata: o Another Day at the Office, uma espécie de cinema em 180º que apresenta um show diário, retratando a vida dos navegadores e permitindo a interação do público; e o Cross Section, uma estrutura em madeira que mostra a parte transversal do barco reproduzida em escala, permitindo que o visitante conheça cada ponto da embarcação.
Continua depois da publicidade
– Em 2012 eram menos de 1 mil metros quadrados de estrutura e este ano serão aproximadamente 2,5 mil metros quadrados de área construída – explica o secretário executivo do comitê organizador da Itajaí Stopover, João Luiz Demantova.
A Vila da Regata abre no dia 3 de abril e a previsão de chegada dos primeiros veleiros foi antecipada para dia 4 – a travessia de Auckland, na Nova Zelândia, até Itajaí é considerada a mais difícil da competição e um dos pontos mais adversos é a travessia pelo Cabo Horn, no encontro entre os oceanos Pacífico e Atlântico.
A organização espera receber em 2015 cerca de 350 mil visitantes durante os 17 dias de programação. Nesta edição, a regata terá foco na gastronomia de oito países e shows locais, além de atrações como feira de negócios, brinquedos, simuladores, planetário, pista de skate, visitações e palestras – tudo gratuito.
Continua depois da publicidade
>>> Confira o vídeo da chegada do navio:
Os números:
112 contêineres trouxeram a estrutura da Vila da Regata
754.827 toneladas é o peso dos materiais que chegaram a Itajaí
300 metros é o comprimento do navio que trouxe a carga
3 dias é o tempo de desembaraço para iniciar a montagem
2.500 metros quadrados é a área aproximada que a estrutura ocupará em Itajaí
Classificação geral da regata*:
1º Abu Dhabi Ocean Racing – 8 pontos
1º Dongfeng Race Team – 8 pontos
3º Team Brunel – 14 pontos
4º Team Alvimedica – 16 pontos
5º Mapfre – 16 pontos
6º Team SCA – 24 pontos
7º Team Vestas Wind – 36 pontos
*Quem tiver o menor número de pontos vence. Isto porque a pontuação corresponde à ordem de chegada. Quem chega em 1º lugar recebe um ponto e quem chega em 6º, seis.
