Um forte estrondo foi ouvido por volta das 21 horas desta segunda-feira em pelo menos dez bairros da zona Sul de Joinville e toda a região rural que faz divisa com o município de Araquari, no Norte de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Os relatos do barulho que teria provocado um leve tremor na região da Estrada Rio do Morro, que liga o bairro Paranaguamirim à BR-280, em Araquari, foram postados em redes sociais e se multiplicaram por meio de áudios no Whatsapp.

A Defesa Civil de Araquari foi até a região durante a noite, mas não encontrou nada que pudesse explicar o fenômeno.

Na manhã desta terça-feira, o coordenador regional da Defesa Civil, Antônio Edival Pereira, foi até os dois pontos mais afetados – a rua Miguel Pereira, onde os moradores disseram sentir um forte cheiro de pólvora após o estrondo; e a comunidade Nossa Senhora do Bom Parto, na Estrada Rio do Morro, onde o estrondo foi sentido com mais intensidade.

Leia as últimas notícias sobre Joinville e região no AN.com.br

Continua depois da publicidade

– A gente ouviu um “bum” que parecia um trovão, mas só que o barulho era diferente. Até saí para fora para ver se havia acontecido alguma coisa, mas estava muito escuro – diz Benoni Madeira, morador da comunidade, que fica em frente a uma pedreira.

A suspeita de que pudesse ter ocorrido algum tipo de detonação foi descartado pelos diretores da pedreira. A Defesa Civil também esteve no local e não constatou nada que pudesse ser registrado.

Segundo o Observatório Sismológico do Centro Nacional de Monitoramento Sismológico, sediado na Universidade de Brasília (UnB-DF), que estuda e faz o acompanhamento quase em tempo real dos fenômenos geológicos (principalmente os tremores de terra causados por terremotos e por explosões), o último tremor registrado em Santa Catarina ocorreu em Jaraguá do Sul último tremor registrado em Santa Catarina ocorreu em Jaraguá do Sul, na tarde do último dia 27 de março, com magnitude de 2.3 na escala Richter.

Não havia, até o fim da manhã desta segunda-feira, qualquer fenômeno registrado em Joinville.

A Defesa Civil alertou os moradores das regiões para que acionem o órgão (pelo telefone 199) se outro estrondo for ouvido ou sentido nas próximas horas.

Continua depois da publicidade