1 – Movimento deverá ser intenso nas estradas federais de SC nesta quarta

Continua depois da publicidade

A terça-feira de trânsito calmo, apenas com congestionamentos pontuais e de curta duração, deve ter sido o último dia de tranquilidade nas estradas federais catarinenses em 2015. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Autopista Litoral Sul, concessionária que administra a BR-101, preveem que o tráfego intenso em razão do Ano-Novo comece a partir das 14h desta quarta-feira, 30, continuando também em parte do dia 31.

2 – Polêmica sobre sacrifício de animais domésticos agita São Joaquim

Um suposto descuido na última sessão antes do recesso parlamentar da Câmara de Vereadores de São Joaquim, na Serra catarinense, criou uma polêmica no município: a permissão para o sacrifício de animais como cães e gatos. A medida consta no texto original do velho Código de Posturas do município datado de 1987 e revalidado agora por unanimidade pelos vereadores.

(Foto: Hermínio Nunes / Agencia RBS)

3 – Entidades não precisam se filiar à UNE para emitir carteira de estudante

Continua depois da publicidade

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu uma liminar (decisão provisória) para desobrigar as entidades de ensino a se filiarem a associações como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) para emitir carteiras de identificação de estudantes, que geram o benefício da meia-entrada em cinemas, teatros, shows e diversos eventos culturais.

(Foto: Associação Nacional de Seguridade e Previdência / divulgação)

4 – Dilma assina decreto que eleva salário mínimo para R$ 880

O salário mínimo terá um aumento de 11,6% e será de R$ 880 a partir de 1º de janeiro de 2016. O decreto foi assinado pela presidente da República, Dilma Rousseff, e será publicado no Diário Oficial da União (DOU) da quarta-feira. O valor já havia sido antecipado na segunda-feira pelo ministro do Trabalho e da Previdência Social, Miguel Rossetto.

5 – Chuva atinge região Norte de Blumenau e alaga ruas

Um temporal que durou pouco mais de uma hora deixou pelo menos 15 ruas da região Norte de Blumenau alagadas no fim da tarde desta terça-feira. De acordo com a Defesa Civil, entre as 16h e 19h chegou a chover 98 milímetros em alguns pontos da Itoupava Central e Vila Itoupava, volume esperado para o mês de dezembro inteiro. Na Rua Gustavo Zimmermann e transversais a água atingiu casas e bloqueou a pista. Os bairros Fortaleza e Fidélis também foram atingidos e tiveram ruas alagadas.

Continua depois da publicidade