Antes de incorporar os exercícios físicos de fez a sua rotina,como fez Monike Luize Bonin, 24 anos, atenção para as dicas dos especialistas. O clínico geral e gastroenterologista Luciano Kowalski Coelho alerta que antes de mais nada é preciso consultar um médico. Um check-up podem ajudar na escolha da modalidade.

Continua depois da publicidade

<<< Confira tabela com dicas importantes e benefícios da atividade física >>>

– Muitos pensam apenas em emagrecer, ainda mais na véspera do verão, e acreditam que suando estão perdendo peso, mas na verdade estão apenas se desidratando. É muito importante ingerir líquidos antes e após a prática de exercício físico. Não se exercitar em jejum e fazer uma série de exames – destaca o profissional.

É recomendada a ingestão de 250 ml de água a cada 20 ou 30 minutos de malhação. O ideal é que o esportista inicie o treino já hidratado, massem excesso.

Veja o treino sugerido pelo personal trainer

Continua depois da publicidade

Quem nunca apresentou problemas no coração deve consultar um cardiologista, antes de se arriscar em um exercício físico. A cardiologista Renata Felício Braga Paulino ressalta que até mesmo crianças e jovens devem procurar um especialista, pois podem apresentar cardiopatias durante a atividade.

Refresco mental

Além de se exercitar por benefícios ao corpo, a rotina saudável também pode privilegiar o cérebro. A atividade física pode combater o estresse e aliviar as tensões:

– O importante é se concentrar em uma atividade e desligar o celular. Ter uma consciência corporal e se exercitar ao lado de outras pessoas também só traz benefícios para a vida – finaliza Coelho.