O professor Fernando Dolabela tem 15 livros publicados sobre empreendedorismo e é autor da metodologia Pedagogia Empreendedora, aplicada em 145 escolas do Brasil. E resume: empreender é tornar um sonho realidade.
Continua depois da publicidade
– Você imagina algo de diferente que quer ver no futuro e atua na prática para tornar isso realidade – explica.
Leia também:
O principal ponto é criar condições para que as crianças possam agir com mais autonomia. Tem a ver com questionar mais as próprias crianças, em vez de oferecer respostas prontas.
Continua depois da publicidade
Um dos principais entraves para o empreendedorismo no Brasil é a ausência de um contexto favorável. É isso que permite a criatividade se tornar algo concreto no dia a dia.
Em pesquisa realizada pelo Banco Mundial, o Brasil aparece mal colocado na avaliação do tempo que se leva para abrir uma empresa. A média é de 167 dias.
Mas, localmente, há boas notícias. Florianópolis foi escolhida em pesquisa realizada pela Endeavor, uma ONG internacional que é referência na área, como a Capital mais empreendedora do país.
:: Um exemplo dentro de casa
Dolabela dá o exemplo de um menino de três anos que revelou ter como sonho ser motorista de caminhão de lixo. O pai, chocado, resolveu ensiná-lo sobre a vida adulta, a necessidade de um bom salário e de qualificação profissional.
Continua depois da publicidade
Não estava errado. Teria usado palavras que o menino compreendeu, mas ele aprendeu algo a mais: que suas decisões futuras vão precisar da aprovação de um “superior”.
E a solução não era tão complicada, diz o professor. O pai poderia ter levado seu filho para conversar apenas cinco minutos com o motorista daquele caminhão que passa todos os dias em frente a sua casa.
O homem ia relatar suas insatisfações e a criança, provavelmente, ia mudar de ideia e partir para um novo sonho.