1. Ruptura

Ao receber a notícia da demissão, a primeira coisa a fazer é ir para casa e administrar suas emoções. Permita-se viver o luto, mas não por muito tempo: esta é uma preciosa oportunidade para refletir e definir os próximos passos da sua carreira.

Continua depois da publicidade

2. Avaliação

Passado o baque, revisite sua trajetória, avalie o que vale a pena manter e o que não faz mais sentido e quer eliminar. Faça escolhas e um planejamento não apenas para a próxima recolocação, mas também para os próximos ciclos da carreira.

Continua depois da publicidade

3. Reformulação

Definido um objetivo, é hora de reformular o currículo. Opte por modelo conciso e bem redigido, com no máximo duas páginas. Insira dados pessoais, objetivo, formação, resumo das qualificações, atividades profissionais, empregos anteriores e cursos de aperfeiçoamento.

4. Sem clichês

Nas entrevistas, destaque diferenciais competitivos, evitando só descrever cargos, pois você será mais atrativo para o mercado. Sobre seus defeitos: não vá no clichê ‘perfeccionista’. Conte suas falhas e o que faz para melhorar.

Espaço do Trabalhador: Sine está com 243 vagas abertas nesta quarta-feira

5. Rede de contatos

Recorra ao seu networking para ampliar a visibilidade e se conectar a novas possibilidades.

6. Atitude

Amplie seu espectro de possibilidades. O mercado pode não ter emprego, mas há muito trabalho. Oferecer consultoria e/ou prestação de serviço pode ser uma forma de se manter ativo e conectado à área de atuação.

Continua depois da publicidade

7. Vida

Aproveite para fazer o que gosta, cuidar da saúde, curtir a família e organizar outras áreas da vida para voltar com mais energia.

Espaço do Trabalhador: Tem menos empregos de verão, mas ainda dá para conseguir uma colocação