Com a chegada da temporada de verão, muitos trabalhadores que estão desempregados se animam para conquistar uma das vagas temporárias que surgem nesta época, principalmente em regiões turísticas como a Grande Florianópolis e o Litoral catarinense. Porém, para a temporada 2015/2016, as notícias não são muito animadoras.

Continua depois da publicidade

A crise econômica que o país enfrenta vai afetar diretamente o número de contratações, que devem diminuir em 50% se comparado com a temporada anterior, segundo indica pesquisa da Fecomércio SC.

Wilson Paulo Batista, 32 anos, morador de São José, está há três meses desempregado e tinha esperanças que, com o verão, conseguisse uma recolocação no mercado. Porém, nesta terça-feira, ele saiu da agência do Sine de Florianópolis sem novidades:

– Estou distribuindo currículos todos os dias para qualquer vaga, serviços gerais, limpeza, garçom, mas até agora nada. Este ano está complicado, outros anos nesta época tinha mais oportunidades – avaliou.

Continua depois da publicidade

4 mil vagas no comércio

De acordo com a pesquisa da Fecomércio, existe uma expectativa de receber cerca de 8 milhões de turistas no Estado durante o verão, mas isso não vai refletir no número de contratações. A estimativa é que sejam criadas 4 mil vagas no comércio de bens, serviços e turismo até fevereiro de 2016, metade do saldo obtido em 2015.

14 mil vagas na hotelaria

Já o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis, Tarcísio Schmitt, acredita que no setor devem ser criadas cerca de 14 mil vagas na região da Grande Florianópolis:

– A alimentação deve ser responsável pelo maior parte das vagas, e muita gente já contratou. Mesmo com essa expectativa pelos turistas, todos estão apertando os cintos, por isso o número não vai ser maior que anos anteriores – explica.

Continua depois da publicidade

Apesar disso, nem tudo é motivo para desânimo. Tarcísio destaca que entre 10% e 15% dos novos trabalhadores devem ser efetivados após o fim da temporada, por isso, devem se empenhar, ter iniciativa e mostrar do que são capazes.

Acompanhe as notícias da Grande Florianópolis

Confira todas as oportunidades do Espaço do Trabalhador

Curta a página da Hora de Santa Catarina no Facebook

Feirão de emprego em Palhoça

Quem ainda procura por uma vaga, deve ficar atento às oportunidades que aparecem. Nesta quarta-feira, das 13h às 18h, acontece a 2ª Feira de Empregos no Senac em Palhoça, organizada pelo alunos do curso técnico em Administração em parceria com o Senac e apoio do CDL, Prefeitura e Associação Brasileira de Recursos Humanos, a ABRH.

No local também serão realizadas oficinas sobre como preencher um currículo e como se portar em uma entrevista de emprego, além de encaminhamento para a retirada da Carteira de Trabalho Profissional. O Sine também vai participar realizando cadastro de emprego e inscrições para o Jovem Aprendiz.

Continua depois da publicidade