Mudar de identidade por alguns dias para conhecer os pontos fortes e os empecilhos do dia a dia no chão de fábrica da maior fabricante de parafusos e porcas na América Latina. Esse foi o desafio aceito pelo gerente de Gestão de Pessoas da Ciser, sediada em Joinville, Leandro José Soares: o atual “chefe secreto” do programa Fantástico, da Rede Globo. Nas edições deste e do próximo domingo (1º) ele dá vida ao auxiliar de produção Joaquim Nabuco, com o objetivo de transformar o cotidiano de trabalho dos mais de 1,5 mil empregados nas oito unidades da companhia.
Continua depois da publicidade
O próprio “chefe” conta que o início dessa história começou com uma ligação da produção do dominical, na qual, recebeu com surpresa e motivação.
— Quando nós recebemos o convite, primeiro achamos que era um trote, foi uma surpresa e o que nos motivou foi a oportunidade de estar no chão de fábrica escutando as pessoas, sem filtro, sem máscaras, para realmente saber se o trabalho que a gente está desenvolvendo na área de pessoas está dando resultado — afirma.
Depois do aceite, as gravações foram feitas no mês de novembro do ano passado nas unidades de Sarzedo, Minas Gerais, onde ele incorporou o personagem nos setores de parafusos e empacotamento e inspeção automatizadas. Joaquim voltou a entrar em ação em Araquari, no Norte de Santa Catarina, na ferramentaria. Na empresa desde junho de 2016, ele avalia que ao conhecer a realidade dos funcionários, chegou a conclusão de que o nível de felicidade no ambiente de trabalho está maior.
— A principal lição foi perceber a motivação das pessoas no dia a dia da fábrica, o nível de confiança entre elas já começa no primeiro dia de trabalho e isso é muito impressionante — relata.
Continua depois da publicidade
Na primeira reportagem da série, neste domingo, o público pôde conhecer algumas dessas histórias. Entre elas a do Paulo Henrique Silva, que deixou o gestor emocionado por causa da dedicação que tem com a empresa, e do preparador de máquinas Gil Pedro da Silva, 46 anos, que sonha cursar uma faculdade. Valdirene Dutra da Silva, com oito anos de casa, também interagiu com o executivo e revelou a felicidade em trabalhar no local.
Segundo Soares, muitos desses rostos e dos que ainda serão mostrados o marcaram, mas ele prefere não citar nomes e diz que a continuidade do quadro ainda reserva muitas emoções. Além disso, adianta que todos os problemas pontuais do cotidiano fabril mostrados no domingo, foram resolvidos.
Empresas de Joinville em destaque
A Ciser é a segunda empresa de Joinville a participar do quadro “Chefe Secreto” no dominical da Rede Globo. No ano passado, o diretor administrativo da Orbenk, Florisvaldo Medeiros, se passou por um funcionário recém-contratado. Na ocasião, o executivo passou por cinco diferentes setores da empresa.
À época, a participação dele trouxe mudança de vida para alguns dos empregados da companhia. Entre elas, Rosa Keding, que ganhou a reforma de sua casa após interagir com o chefe e contar sua história. A funcionária tinha o desejo de finalizar a construção da moradia iniciada há mais de 12 anos, depois que a antiga residência (de madeira) se desfez.
Continua depois da publicidade
O “Chefe Secreto” é apresentado pelo consultor de carreiras Max Gehringer e é uma adaptação do formato inglês “Undercover Boss”.