As duas escolas com melhores notas no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) dividem o mesmo nome e a localização em cidades da região Norte de Santa Catarina. O Colégio Bom Jesus/Ielusc, de Joinville; e o Colégio Bom Jesus Divina Providência, de Jaraguá do Sul, obtiveram, respectivamente, o 332º e o 336º lugares entre as 14.998 escolas avaliadas em 2015. Os resultados foram divulgados nesta terça-feira, 4 de outubro.
Continua depois da publicidade
Eles não fazem parte da mesma rede – o de Joinville é a antiga escola alemã, a primeira da cidade; enquanto o de Jaraguá faz parte da Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus – mas também compartilham ideias e sistemas de ensino semelhantes.
Em ambas, a estrutura contempla a educação desde o ensino infantil e a rotina de estudos é fortalecida a partir do 9º ano do Ensino Fundamental. Em Joinville, o diretor geral Silvio Iung conta que os alunos passam a ter 32 horas de aulas semanais no último ano do Fundamental e, ao chegarem ao 3º ano do Ensino Médio, tem 36 aulas por semana.
SC só aparece no 332º lugar em ranking de melhores escolas do Enem
Continua depois da publicidade
Ele salienta que, diferentemente de outras escolas com bons resultados, que contam com turmas pequenas, o Bom Jesus tem mais de 150 alunos matriculados no Terceirão todos os anos. Para isso, há um trabalho extra no contraturno.
– Há aulas de reforço escolar para garantir que todos consigam acompanhar o conteúdo. Este desempenho também é medido a partir de simulados, nos quais os alunos já começam a exercitar o formato da prova do Enem – afirma.
O resultado divulgado pelo Inep agora será avaliado pela escola para diagnosticar dificuldades em áreas de conhecimento e em assuntos, para planejar os trabalhos no próximo ano.
Continua depois da publicidade
O mesmo é feito pelo Bom Jesus Divina Providência, onde os alunos são estimulados a participar das provas do Enem desde o 9º como forma de treino.
– Eles são orientados a ter uma rotina de estudos diários desde cedo para que estejam habituados quando chegarem ao Ensino Médio – afirma a gestora da unidade, Elizabeth Almeida.
Na escola de Jaraguá, é comum que os estudantes permaneçam na instituição desde os primeiros anos escolares até a formatura. Quando novos alunos entram, principalmente no 1º ano do Ensino Médio, eles precisam seguir o ritmo dos outros, e contam com o auxílio dos colegas para assumir esta rotina. Além disso, as provas e os simulados são planejados para que os jovens se acostumem a diferentes tipos de avaliação.
Continua depois da publicidade
– Nossos alunos tentam vestibulares de diferentes instituições e Estados, por isso utilizamos diferentes instrumentos para mostrar a eles os maior número de possibilidades. Assim, evitamos que eles cheguem a um teste sem nunca ter visto determinado tipo de formulação de questão – avisa Elizabeth.