Estudantes e professores da Escola Estadual Heleodoro Borges, na Vila Lalau, em Jaraguá do Sul, passaram por momentos de pânico na noite desta quinta-feira. No meio da aula, por volta das 20h30, o alarme de emergência soou e os cerca de 250 alunos que estavam no local, além de professores e servidores, precisaram deixar o prédio às pressas.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias sobre Jaraguá do Sul e região
Bombeiros voluntários e policiais militares foram chamados para atender a um incêndio ou vazamento de gás, mas o que identificaram foi a presença de gás lacrimogênio ou spray de pimenta, que têm efeitos semelhantes. Quem estava no segundo andar relatou irritação nos olhos e garganta, falta de ar e náuseas; e 17 pessoas, a maioria com 17 e 18 anos, precisaram ser levadas ao Hospital São José.
Continua depois da publicidade
As vítimas receberam oxigênio e passaram por exames, mas não houve relato de maior gravidade. Os sintomas deste tipo de material costumam desaparecer depois de 40 minutos a uma hora, sem efeito cumulativo.
– Nunca havíamos vivenciado uma situação destas e foi um fundurço na hora. Agora vamos conversar com os alunos para saber quem pode ter provocado isto e analisar o tipo de punição – afirmou a gerente regional de educação, Lorita Karsten. – Acho que não vamos chegar a suspensão ou expulsão, se partiu de alguém da escola, mas será preciso analisar o histórico.
As janelas da escola foram abertas e o ambiente foi ventilado para que o gás irritante se dispersasse. A suspeita dos Bombeiros é que alguém tenha liberado a substância no corredor do segundo andar. A Polícia Militar rotulou de vandalismo e informou que algumas pessoas foram identificadas, mas não quis repassar detalhes para não prejudicar a investigação, que deve ficar a cargo da Polícia Civil.
Agência do INSS de Jaraguá do Sul volta a atender
Cerca de 25 pessoas, entre bombeiros, policiais e equipe do Samu trabalharam na ocorrência, que durou pouco mais de uma hora e meia. As aulas na escola foram retomadas na manhã desta sexta-feira.
Continua depois da publicidade