Após 85 dias de greve, a agência do Instituto Nacional do Seguro Social (Inss) de Jaraguá do Sul voltou ao atendimento normal sem grandes filas ou tumultos na última quinta-feira. Mas muitos trabalhadores voltaram para casa sem realizar a perícia médica marcada, apesar de muitos funcionários administrativos do INSS voltaram ao ritmo normal, apenas um dos dois médicos peritos está atendendo. A classe médica entrou em greve no início do mês passado.
Continua depois da publicidade
Olívia Naderer, de 58 anos, conseguiu marcar a perícia há duas semanas pela central de atendimento 135. Desde julho sem receber o benefício, ao chegar na hora do exame, às 7h40, foi informada que a médica continua em greve. A cuidadora autônoma terá que voltar daqui 20 dias para realizar a perícia. Ela realizou uma cirurgia na rotula do joelho e trocou o serviço por sessões de fisioterapia.
– Trabalho autônomo e como cuidadora da minha mãe de 88 anos e da minha irmã com doença mental de 45 anos. Não tenho condições de ficar mais tempo sem receber, preciso do meu salário para pagar meu tratamento médico e pagar a cuidadora que está no meu lugar – revela.
A gerente executiva do INSS na região de Joinville, Kátia Maria Moreira Braga, explica que como uma médica está atendando, o trabalhador pode sair com o laudo da agência. Também destaca que é preciso comparecer ao horário marcado para reagendar a nova perícia.
Continua depois da publicidade
– O trabalho fica comprometido, pois um médico em greve deixa de realizar cerca de 18 pericias por dia e já são cerca de 20 dias de greve médica – afirma Kátia.
Os médicos pararam dia 4 de setembro, quando a Associação Nacional dos Médicos Peritos (Anmp) pediu reajuste de 27% dos salários e restruturação da carreira, com dois mil cargos vagos pelo país.
Prioridades
Em relação aos trabalhos administrativos, a prioridades dos funcionários do INSS são os atendimentos espontâneos, ou seja, que só podem ser resolvidos na agência.Como, problema de pagamentos, atrasos de benefícios e outros. Segundo Kátia, até dia 16 de outubro, as agências têm como prioridade essa ação e a ampliação do horário de atendimento está sendo estudada. O horário continha de segunda-feira a sexta-feira, das 7 horas às 17 horas.
Continua depois da publicidade
Kátia recomenda que as pessoas procurem ligar para central 135 ou acessem o site da Previdência Social (www.previencia.gove.br) para realizar alguns serviços que não necessitam ir até as agências. A demanda de serviços reprimidos durante a greve não foi divulgados e os funcionários da agência não estão autorizados a passar informações.
Atendimentos feitos pelo site ou central telefônica:
– confirmação de agendamento marcado;
– reagendamento de atendimento não realizado no período de greve;
– inscrição como contribuinte da Previdência;
– esclarecimentos de dúvidas sobre valor e contribuição do INSS;
– atualização de endereço;
– consulta sobre andamento de processos (pedidos iniciais, recursos e revisões);
– agendamento para solicitar benefícios (aposentadorias, pensões, auxílios-doença, salário-maternidade, etc.);
– verificação de data de pagamento de benefícios;
– consulta sobre andamento de processos de benefícios;
– simulação de contagem de tempo de contribuição e de valor de aposentadorias (somente no site);
Continua depois da publicidade
– marcação de data para Pedido de Prorrogação (PP) e de Pedido de Reconsideração (PR), referentes a auxílio-doença;
– consulta de resultado de perícia médica (somente telefone 135);
– emissão de carta de concessão e de memória de cálculo (somente no site);
– emissão de certidão para saque de PIS/Pasep/FGTS (apenas no site);
– extrato de valores de pagamento de benefícios (somente no site);
– cálculo de Guia da Previdência Social (GPS) em atraso (site) e atual (site e 135);
– extrato do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) (site).
Serviços que podem ser feitos em outros locais:
– extrato do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) para correntistas do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal (disponível nos terminais de autoatendimento desses bancos).
– extrato de pagamento do benefício para obtenção de desconto ou gratuidade em viagem rodoviária (nos terminais de autoatendimento dos bancos pagadores de benefícios).
Continua depois da publicidade