A escola estadual Bela Vista, que fica em São José, na Grande Florianópolis, começou a semana sem luz, novamente. Nos últimos 40 dias, a unidade de ensino foi invadida nove vezes por bandidos que roubam a fiação elétrica. As informações são do Jornal do Almoço.
Continua depois da publicidade
Nas ocorrências, os criminosos deslocam as telhas e entram por cima. Na última vez, o forro caiu de uma sala. O sistema de segurança da escola é composto por 24 sensores de alarme. Agora, isso deve mudar.
Elizete Soares Geraldi, coordenadora regional de educação da Grande Florianópolis, conta que será contratado um vigilante 24 horas para a escola. No entanto, a presença de um profissional não inibe totalmente os crimes. Na semana passada, um vigilante foi cedido para o local para alguns dias. Mesmo assim, a escola foi invadida.
— É muito fácil roubar lá atrás e aqui na frente não dá pra ver — analisa Elizete.
Continua depois da publicidade
A estrutura do prédio facilita a ação. Uma área, destruída por um incêndio no ano passado, continua interditada. É só arrastar o tapume pra entrar.
Os prejuízos vão sendo contabilizados. Antes do último roubo, foram R$ 10 mil pra recuperar a fiação. Mas no dia seguinte, levaram tudo de novo.
— Nós vamos repor a fiação quando tivermos um vigilante 24 horas. Essa semana ele já começa. A gente pensa que é uma questão de segurança pública, e de bairro mesmo — completa a coordenadora.
Continua depois da publicidade
A Polícia Civil disse que os criminosos levaram também os fios do sistema de viodeomonitoramento, então não há imagens que possam ajudar. Mas um inquérito já foi instaurado.