A escola estadual Bela Vista, que fica em São José, na Grande Florianópolis, começou a semana sem luz, novamente. Nos últimos 40 dias, a unidade de ensino foi invadida nove vezes por bandidos que roubam a fiação elétrica. As informações são do Jornal do Almoço.

Continua depois da publicidade

Nas ocorrências, os criminosos deslocam as telhas e entram por cima. Na última vez, o forro caiu de uma sala. O sistema de segurança da escola é composto por 24 sensores de alarme. Agora, isso deve mudar.

Elizete Soares Geraldi, coordenadora regional de educação da Grande Florianópolis, conta que será contratado um vigilante 24 horas para a escola. No entanto, a presença de um profissional não inibe totalmente os crimes. Na semana passada, um vigilante foi cedido para o local para alguns dias. Mesmo assim, a escola foi invadida.

— É muito fácil roubar lá atrás e aqui na frente não dá pra ver — analisa Elizete.

Continua depois da publicidade

A estrutura do prédio facilita a ação. Uma área, destruída por um incêndio no ano passado, continua interditada. É só arrastar o tapume pra entrar.

Os prejuízos vão sendo contabilizados. Antes do último roubo, foram R$ 10 mil pra recuperar a fiação. Mas no dia seguinte, levaram tudo de novo.

— Nós vamos repor a fiação quando tivermos um vigilante 24 horas. Essa semana ele já começa. A gente pensa que é uma questão de segurança pública, e de bairro mesmo — completa a coordenadora.

Continua depois da publicidade

A Polícia Civil disse que os criminosos levaram também os fios do sistema de viodeomonitoramento, então não há imagens que possam ajudar. Mas um inquérito já foi instaurado.

Leia mais notícias de Polícia da Grande Florianópolis